Nutrição

Alimentação nas férias: 5 dicas para manter a saúde sem perder o sabor

Nutricionista revela maneiras simples de deixar a dieta nutritiva e gostosa ao mesmo tempo

Alimentação nas férias / Foto: Shutterstock

A alimentação nas férias, geralmente, foca apenas no sabor e na praticidade, deixando todos os outros aspectos em segundo plano. Afinal, esse é o momento mais aguardado por todas as pessoas que trabalharam duro durante o ano e, agora, terão os seus merecidos dias de lazer e descanso.

No entanto, se você é mais um daqueles que seguiu as nossas dicas de nutrição e saúde durante o ano e não quer jogar toda essa dedicação no lixo, fique tranquilo. Nós também temos a solução para você ter uma boa alimentação nas férias, sem que isso interfira no divertimento e, muito menos, consuma o seu precioso tempo de descanso.

Com o auxílio da nutricionista Danielle Toledo, separamos algumas dicas importantes para você manter a alimentação nas férias com saúde e sabor. Confira:

1 – Evite alimentos muito pesados durante as férias

O verão, como todos sabem, é a época mais quente do ano. E, no calor intenso, é comum que a nossa capacidade digestiva diminua um pouco. “Isso ocorre porque o apetite pode ficar reduzido ao calor intenso. Por isso, para garantir a nutrição adequada é preciso escolher alimentos frescos, leves e que ajudem o corpo a repor a água perdida pelo suor”, afirma Danielle. Uma boa dica é tentar evitar pratos pesados como feijoadas, massas mais elaboradas ou qualquer outra coisa que não lhe caia bem.

2 – Priorize alimentos naturais

Segundo a nutricionista, durante as férias, o ideal é apostar em alimentos com alto teor de água. Exemplos: melancia, abacaxi e laranja. Além disso, a ingestão de líquidos também é fundamental. Além da tradicional água, você ainda pode optar por água de coco e chá de hibisco – que ajudam a desinchar. Para montar refeições salgadas, uma boa alternativa é associar vegetais crus – alface, agrião, escarola, rabanete, cenoura, pepino e tomate – com uma fonte magra de proteína (frango ou peixe).

3 – Gosto mesmo é de churrasco. E agora?

Sem crises. A alimentação nas férias não pode ser restrita. Portanto, aquele churrasquinho está mais do que liberado. Agora, se você pretende manter hábitos fitness e saudáveis, existem algumas dicas que podem te ajudar. Como, por exemplo, dar preferências para cortes com menos teor de gordura. “Trata-se de contrabalancear o consumo. Você pode ingerir um pedaço de carne vermelha e depois alternar entre espetinhos de frango, peixe e até legumes. Na brasa, tudo fica uma delícia”, completa Danielle.

4 – Não tenha vergonha de levar marmita para as férias

Se você está totalmente focado e não quer, de jeito nenhum, comprometer a alimentação nas férias, a solução é levar a boa e velha marmita. “Na térmica ou marmita, você pode ter sucos de frutas naturais, água com gás e limão, chás gelados, petiscos saudáveis, lanches naturais, salgadinhos orgânicos, frutas secas ou desidratadas e cookies integrais”, recomenda a nutricionista.

5 – Não terei férias no fim do ano. Mas, quero relaxar. O que eu faço?

Muitas pessoas não terão descanso no fim do ano e vão continuar com suas atividades e obrigações diárias. Mas, a vontade de celebrar o Natal e a chegada de um novo ano vão continuar presentes. Fator que pode provocar a quebra da alimentação saudável. Nesse caso, a recomendação de Danielle é levar sanduíches leves, castanhas, nozes, amêndoas e frutas secas na mochila.

São itens saborosos, saudáveis e práticos, que podem aliviar esse desejo de comer besteiras. Outra recomendação para quem não vai ter férias é tentar parar em algum estabelecimento para desfrutar de uma água de coco ou um suco natural. Mas, atenção nada de pedir aquele famoso combo gorduroso para acompanhar.

Fonte: Dra. Danielle Toledo, nutricionista do Grupo Conexa.

Você também vai gostar

Corrida

Especialistas indicam o que as pessoas que estão acima do peso precisam fazer para entrar no esporte

Emagrecimento

Existem benefícios das temperaturas mais amenas! É natural sentir mais fome no frio, contudo também há um maior gasto energético

Emagrecimento

Especialista dá dicas para seus treinos serem mais eficazes e você alcançar seus objetivos de emagrecimento mais rápido nos treinos

Fitness

Aprenda como deixar de ser "falso magro" com algumas dicas do que pode estar te atrapalhando nesse processo

Sair da versão mobile