3 alimentos que passaram de mocinhos para vilões

Conheça três alimentos que viraram da noite para o dia, vilões para a saúde! Especialista explica os motivos para evitar o consumo dessas comidas

benefícios goji berry
Foto: Shutterstock

A correria do dia a dia é cada vez maior, mas a fadiga e o cansaço crônico não são normais. Isso significa que o seu corpo está sinalizando que algo não está certo, e isso pode ter a relação com a alimentação. O médico, Rafael Freitas, da Doutor Nature, revela três alimentos – ditos saudáveis – que podem ser a causa da sua falta de energia. Confira:

alimentos vilões goji berry

Foto: Shutterstock

LEIA TAMBÉM: Aposte suas energias na dança, e ganhe mais saúde física e mental

6 exercícios para acabar com a celulite

1. Soja processada

Vendido como um alimento saudável e alternativo ao consumo de produtos de origem animal, a soja processada pode causar sérios problemas devido aos altos níveis de fitoestrogênios. Tais substâncias interferem nas glândulas adrenais, podendo causar modificações físicas como aumento de peso, diminuição do desejo sexual e fertilidade em homens e câncer de mama nas mulheres. Outro problema é a quantidade de goitrogênicos, substância que prejudica a tireoide e que pode levar a um quadro de hipotireoidismo, que é quando a tireóide não produz a quantidade necessária de hormônios, causando diversos efeitos colaterais.

2. Suco de clorofila

A grande quantidade de clorofila no suco é a justificativa para comercializá-lo como um alimento saudável, mas é isso mesmo que o torna um inimigo do organismo: nosso corpo não está condicionado para processá-la. Precisaríamos ter quatro estômagos, assim como as vacas para conseguir digeri-la. Ainda por cima, a clorofila contém toxinas causadoras de mal-estar e ânsia.

3. Goji berry

Assim como o Darth Vader, as goji berries começaram como mocinhas para depois mostrarem sua verdadeira face. Elas contêm em sua composição lecitinas – proteínas que afetam o sistema imunológico e evitam que o corpo lute contra as bactérias contidas nesses próprios aminoácidos. Dessa forma, o organismo precisa gastar mais energia para combater os agentes estranhos. Infelizmente, eliminar por completo a lecitina da alimentação é quase impossível, pois são encontradas em produtos básicos como grãos de trigo, tomate e batata. Mas evitar as goji berreis pode ser um bom começo.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você