Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Nutrição

Alimentos que aumentam a testosterona; entenda a dieta anabólica

Há uma variedade de alimentos para auxiliar na produção desse hormônio

Dieta anabólica
Dieta anabólica - Shutterstock

Testosterona é o hormônio sexual masculino responsável pelo desenvolvimento de tecidos. Além disso, também atua em diferentes funções do corpo, exemplos: aprofundamento da voz, crescimento de pelos e ganho de massa muscular. Nesse sentido, veja os alimentos que aumentam a testosterona para fazer uma dieta anabólica.

Para começar: o que é dieta anabólica?

A dieta anabolizante é a opção para “turbinar” a massa muscular. É o tipo de escolha que evita substâncias perigosas, ou seja, exclui esteroides anabolizantes. Afinal, os alimentos pró-hormonais progridem o ganho de força, massa magra e impede a estagnação dos resultados.

“Uma boa dieta é fundamental para qualquer indivíduo que pratica musculação, pois evita que o corpo entre no estado catabólico, ou seja, passe a utilizar a massa magra como energia. Porém, melhorar o estado anabólico vai além: certos nutrientes são capazes de estimular a produção endógena, ou seja, natural, de testosterona, GH e outros hormônios anabólicos, beneficiando o desenvolvimento físico sem oferecer maiores riscos à saúde”, diz o nutricionista esportivo William Ribeiro.

Nutrientes da dieta anabólica e em quais alimentos encontrar

Zinco e magnésio

A combinação resulta no estímulo da produção de testosterona, exemplo: transporte de nutrientes aos músculos. Essa junção ajuda a produção de óxido nítrico, substância vasodilatadora capaz de aumentar o fluxo sanguíneo. O Magnésio incide na contração muscular e redobra a força dos treinos. O Zinco desempenha o papel de regular a produção de GH (hormônio do crescimento) e encontra-se ligado à secreção do hormônio masculino.
Arroz integral com feijão preto, amêndoas, castanhas do Pará, vegetais folhosos verde-escuros, ostras, peixes, fígado e ovos são os alimentos que podem ser encontrados.

Alcina

Capacitado para aumentar a secreção de testosterona, inibir o cortisol, o hormônio do stress, cuja ação é catabólica e prejudicial ao ganho de massa. O seu princípio ativo amplia elasticidade aos vasos sanguíneos, melhora a oxigenação dos músculos. Onde posso encontrar? Alho, alho poró, cebola e cebolinha.

Bromelina

Enzima que aumenta a libido e se relaciona com o estímulo sexual para alavancar a liberação de testosterona. O “investimento” nesse nutriente contribui para secreção do hormônio masculino, que por sua vez é o efeito anabólico da dieta. É digestiva e melhora absorção de proteínas. Pode ser identificada na banana e no abacaxi.

Boro e vitaminas do complexo B

Dinamiza a ação de outros minerais no corpo e é o precursor dos hormônios sexuais. Sendo assim, as vitaminas do complexo B, em especial o ácido pantatênico, são ativas tanto da produção de hormônios dessa classe quanto da testosterona. Esses nutrientes favorecem a produção de óxido nítrico. Onde encontrar: mel, maçã, manteiga de amendoim, abacate, batata doce e carnes.

Vitamina D3

“Pré-hormônio”, nutriente como fonte exclusiva de calcitriol, hormônio esteroide que influencia positivamente na absorção de cálcio é citado por diversos estudos como “potencializador” da produção natural de testosterona. Essa “matéria prima” é encontrada em alimentos como carnes, peixes e frutos do mar. Outro acréscimo é para tomar sol diariamente no tempo mínimo 15 minutos para que o corpo consiga produzi-la. Porém, a sua deficiência é comum do que se imagina e pode te levar a necessidade de suplementar.

Fonte: nutricionista esportivo William Ribeiro

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida

Treinos

Essa compreensão é importante antes de montar cronograma de treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão