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Andar descalço fortalece os pés

Saiba: a incidência de lesões nos pés de corredores é alta. Caminhe descalço e proteja-se!

Foto: Pixabay
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Você deve estar se perguntando: por que andar descalço? Uma revisão de artigos científicos sobre lesões na corrida realizada pela Universidade de Roterdã (Holanda) verificou que a incidência delas em pés e tornozelos pode chegar a 44%.  Não à toa: durante 1 km de corrida, o bate no chão cerca de 700 vezes e isso, claro, torna-o propenso a desenvolver alguma lesão. Por conta disso, o fortalecimento dessa região é imprescindível para quem corre. Seu tênis com certeza deve ser ótimo, mas saiba: exatamente por isso ele acaba “poupando” demais os seus pés, que ficam fracos. Tirá-los faz com que a estabilização dependa dos pés, pondo-os para trabalhar juntamente com os tornozelos.

Mas não é para sair descalço para um treino rotineiro logo de cara. “As pessoas já saem para correr 30 min descalças, o que é uma baita carga para um pé desprotegido. Até que os músculos dos pés e das pernas estejam fortalecidos leva algumas semanas. Correr descalço é um estímulo, mas andar descalço no dia a dia é mais importante ainda para este fortalecimento”, alerta Renato Dutra, diretor técnico do aplicativo SouRun.

Dutra sugere a seguinte progressão:

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1ª semana 10 min de caminhada descalço

2ª semana 15 min de caminhada descalço

3ª semana 5 min de trote descalço

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4ª semana 10 min de corrida descalço

Alguns podem fazer mais do que 10 min (chegando a 30 min), dependendo da capacidade de adaptação. Mas é necessário prestar atenção ao movimento. Você deve perceber a diferença da caminhada passiva, quando não há a compressão da musculatura, e da ativa, quando você comprime os dedos no chão para trabalhar os músculos do pé. Confira:

 

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andar descalço

 

Acima: caminhada ativa, com os dedos comprimidos

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