É uma das poucas provas verdadeiramente de montanha no Brasil, já que 99% do trajeto é em trilha e mais da metade em montanha mesmo, com belíssimos visuais – e chancela da The North Face. Interessou? O evento começa dia 28/03, com percursos de 4, 13 e 21 km, na famosa montanha do Paraná, o Morro Araçatuba, em Tijucas do Sul.
A prova é a 2ª etapa do Circuito TRC, e a programação começa com festival de filmes e palestras. Para quem se aventurar, cautela é fundamental, principalmente no início da prova. “Logo de cara uma subida fortíssima, que não deve ser encarada em quilômetros, mas em tempo de caminhada morro acima. Até mesmo os profissionais caminham neste trecho. Depois o que pega mesmo é a dificuldade técnica. São single tracks bastante irregulares e que exigem total atenção onde se pisa. Pouco depois da metade da prova vem a subida mais dura, novamente para caminhar muito e respirar fundo”, lembra o corredor George Volpão, que já participou da prova e faz treinos no local.
Ao fim dessa subida, o atleta alcança 1.600 metros de altitude e pode se deslumbrar com uma das mais belas paisagens do país. Os últimos 5 quilômetros são um alento. “Quase integralmente em descida, intercalando trechos rápidos e “lisos” com tramos mais técnicos, que demandam atenção”, aponta Volpão. As inscrições podem ser realizadas em: www.trcbrasil.com.