Saúde

Benefícios dos exercícios físicos para quem tem diabetes

A prática de atividades físicas regulares favorece a vida de quem convive com o diabetes, além de promover longevidade

Foto: Shutterstock

Uma dieta alimentar equilibrada e uma rotina de exercícios físicos são dois ingredientes fundamentais para se ter uma vida saudável e ótima para o controle da diabetes. No caso das atividades físicas para diabéticos a regra é a mesma, porém certos cuidados precisam ser tomados antes e depois da prática. Além disso, os benefícios que um estilo de vida menos sedentário pode trazer a quem sofre com a doença são muitos; por exemplo, o controle mais eficaz dos níveis de glicose no sangue.

Antes de começar a se exercitar, qualquer pessoa, mas principalmente o paciente com diabetes, deve passar por exames médicos e uma avaliação física. A partir daí, será possível elaborar um plano de exercícios de acordo com as necessidades e objetivos e que respeite os limites individuais. Para as atividades físicas para diabéticos e pacientes acima de 40 anos, orientam-se avaliações clínicas com cardiologista, endocrinologista e ortopedista. Além de exames de rotina, como o eletrocardiograma, exames de sangue, teste de esforço na esteira e radiografias do tórax.

Depois, é importante procurar um profissional da área de educação física, que vai orientar o praticante sobre a melhor modalidade e intensidade para cada objetivo. “Muitos estudos comprovam os efeitos do exercício físico aeróbico (caminhada, corrida, ciclismo), ou seja, atividades de baixa intensidade e longa duração, em pessoas com diabetes, principalmente do tipo 2. Porém, essa modalidade de diabetes, com o tempo, aumenta a perda de massa muscular, o que exige também um treinamento de força (musculação)”, afirma o educador físico Rodrigo Luiz Vancini.

Confira os benefícios e quais atividades físicas para diabéticos são recomendadas:

Reciclagem celular

Um estudo realizado por cientistas do Centro Médico do Sudoeste na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e publicado em 2012 na revista científica Nature, concluiu que a prática de exercícios físicos pode levar as células do corpo a praticarem autofagia. Isso significa que as células eliminam as organelas velhas e as utilizam como forma de alimento.

Esse processo funcionaria como uma “reciclagem” celular, permitindo que as novas células se adaptem às mudanças nas necessidades energéticas e nutricionais do corpo. Esse processo, além de combater o envelhecimento celular, previne que o organismo desenvolva a resistência à insulina, que tem como principal consequência o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

 

 

Click to comment

Você também vai gostar

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Sair da versão mobile