Diabetes: conheça alimentos que aumentam a qualidade de vida de quem convive com a doença

Às vésperas do “Dia Mundial da Diabetes”, especialista esclarece sobre a importância de manter alimentação balanceada no tratamento da doença

(Foto: Pixabay)

Você nem precisa ser diabético para saber: a preocupação com a alimentação para controlar a taxa de açúcar no sangue é constante na vida daqueles que sofrem com a doença. Não à toa, desde 1991, a data de 14/11 marca o “Dia Mundial da Diabetes”, com o intuito de alertar sobre os riscos e o crescimento do número de casos da diabetes ao redor do mundo – só no Brasil, por exemplo, cresceram 61,8% nos últimos dez anos.

Segundo o nutrólogo Oswalmir Sá, da clínica Corpometria, o uso de medicamento no tratamento, apesar de essencial, é tão importante como seguir uma dieta específica e balanceada. “No controle do diabetes é importante ter constância na alimentação, manter uma dieta mista e acompanhada por nutricionista, inclusive nos fins de semana, sem exagerar com produtos industrializados, e optar sempre por alimentos in natura ou pouco industrializados”, esclarece o profissional.

O médico ainda alerta para alguns erros comuns cometidos por quem convive com a doença. Dentre eles, trocar produtos naturais por industrializados como os lights e diets; ficar sem se alimentar por muito tempo e depois fazer grandes refeições; e o consumo exagerado de frutas, pois afetam diretamente no controle glicêmico do organismo.

Sendo assim, para os diabéticos que querem melhorar a a qualidade de vida, o nutrólogo sugere uma lista com alguns alimentos que não podem faltar:

 

Recomendadas para você