Atrase o seu relógio biológico

A partir dos 30 anos, o condicionamento físico vai declinando aos poucos. Mas se você pode reverter isso com alguns hábitos

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A velhice é um processo inevitável. E ela começa a partir do momento em que começamos a existir: as células se multiplicam, mas têm o seu tempo de vida. A partir dos 20 anos, os ossos param de crescer e ganhar massa, partindo para a fase de declínio, ou seja, de perda de densidade óssea. Por sua vez, o condicionamento físico começa um pouco mais tarde: dos 30 anos à frente, o corpo vai sofrendo para se manter com fôlego e resistência cardiorrespiratória e muscular. No entanto, é possível retardar esse processo ao adquirir alguns hábitos:

 

Atividade física desde a infância

1 em cada 5 mulheres maiores de 50 anos sofrem de osteoporose. A melhor maneira de prevenir essa condição é fazer atividade física desde a infância. “A criança precisa de atividade física, mesmo que não seja um esporte, mas brincadeiras são importantes. Passada essa fase e com o ingresso à puberdade, que começa a partir dos 11 anos, é possível escolher um esporte para praticar profissionalmente”, explica Maita Poli, ginecologista do esporte, em São Paulo.

Veja também: Como driblar o envelhecimento

10 alimentos que fazem bem à memória

Leve a sua FC ao limite

Antes de fazer qualquer atividade física, é sempre bom lembrar: checkup em dia, sempre! Feito isso, experimente em seus treinos de cárdio (1 a 2 vezes por semana) alcançar seu limiar anaeróbico (cerca de 85% da FC max) ao menos três a quatro vezes, mantendo-o por 5 min a cada vez.

Força levada a sério

A nossa força diminui 10% a cada década de vida depois dos 30 anos. No entanto, essa redução pode ser insignificante até passados os 55 anos se fizer um treino de força bem-estruturado. Procure sempre a orientação de um treinador qualificado para obter o treino ideal para você.

 

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Alongue-se

A cada 10 anos de vida depois dos 40, perdemos 1 cm de estatura. Por isso, é importante incluir sessões de alongamento em sua rotina, para manter o tônus e a vitalidade da sua musculatura: ioga e pilates são modalidades excelentes neste aspecto, além de estimularem o trabalho de força e consciência corporal.

 

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