O beach tennis não é apenas uma “febre”, ou seja, é a modalidade que atraiu centenas de pessoas por todos os cantos do mundo. Sendo assim, esse esporte passou a ser alvo da ciência. Dessa maneira, o estudo da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) disse que o beach tennis reduz a pressão arterial.
Veja como o beach tennis reduz a pressão arterial
O objetivo dessa pesquisa foi a avaliação do efeito de única sessão de tênis de praia na pressão arterial ambulatorial de 24 horas em adultos com hipertensão. Assim, selecionaram 12 homens e 12 mulheres, que cumpriram aleatoriamente duas sessões: tênis de praia e de controle sem exercícios.
A sessão de tênis de praia iniciou-se com aquecimento de 5 minutos feito por técnicas básicas e seguido de três duelos de beach tennis de 12 minutos com intervalos de 2 minutos.
Já o período controle foi concluído em repouso sentado e assim como o tempo anterior durou 45 minutos. A pressão arterial ambulatorial foi medida continuamente por 24 horas depois das sessões.
Por fim, os pesquisadores da UFRGS concluíram que uma sessão de beach tennis é capaz de diminuir a pressão arterial ambulatorial de 24 horas em adultos com hipertensão. Detalhe que os praticantes podem alcançar um alto stress fisiológico, mas com esforço moderado na hora do jogo.
A palavra do especialista
“O estudo avaliou como ficou a pressão arterial 24h depois disso. O resultado que basicamente trouxe foi de que o grupo que praticou o beach tennis diminuiu 6mm de mercúrio da pressão máxima. Então, imagine que a pressão máxima desse paciente era 140 por 80 diminuiu para 134. É uma redução pequena, mas é uma redução que aconteceu”, disse em entrevista exclusiva para o Sport Life o cardiologista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru Dr. Gustavo Lenci.