Connect with us

O que você está procurando?

Esporte

Beach Tennis vs Tênis: André Baran comenta as modalidades

Atleta explica as diferenças e revela qual é mais difícil de aprender e jogar

Beach Tennis ou Tênis? As paixões de André Baran
Beach Tennis ou Tênis? As paixões de André Baran - Imagem: Divulgação

Tanto faz se é na quadra ou areia, ou seja, tênis e beach tennis atraem pessoas diariamente por conta do desempenho de esportistas brasileiros em competições internacionais e nacionais. Tênis é o esporte consolidado no mundo inteiro, e o beach é a “sensação” da atualidade. Aí é que surge a pergunta: beach tennis ou tênis: qual é o fácil?

A resposta de André Baran sobre beach tennis ou tênis

“Ambos têm as suas dificuldades, obviamente, mas o Beach Tennis de forma amadora com certeza é um esporte mais fácil e mais divertido a se aprender”, respondeu com exclusividade para o Sport Life o terceiro do ranking internacional e primeiro do ranking nacional de Beach Tennis da ITF (Federação Internacional de Tênis), André Baran.

Quando se trata de um sujeito que migra da quadra para areia é necessário levar em consideração os “vícios” do tênis, isto é, manias que precisam ser descartadas em prol de uma adaptação tranquila.

“Na verdade, tem bastantes coisas que precisam ser alteradas principalmente nos golpes curtos. O Beach Tennis é um esporte mais rápido. Então, você precisa ter os golpes encurtados e estar sempre encurtando a trajetória da bola. Nós jogamos na areia e há uma superfície diferente”, detalhou André.

Independente do jogador, essa transição não se traduz em dificuldade. O motivo está baseado pelo contato constante com o principal “instrumento” de trabalho dessas modalidades: a raquete.

“Com certeza. A intimidade com a raquete. Quem já praticou tênis e vai para o beach tennis já consegue dominar mais. As partes também como o Top Spin, como outros golpes e acaba facilitando. Óbvio que o beach tennis tem uma alteração nos golpes, mas isso ajuda bastante dentro do jogo”, discorreu Baran.

O relato de experiência

André iniciou no tênis com 4 anos de idade, foi treinado por Larri Passos e jogou ao lado de Gustavo Kuerten, o “Guga”, pelo torneio “Brasil Open” na temporada de 2008. Bastou o começo do beach tennis em solo tupiniquim para atrair o atual número 1 do Brasil para o beach.

“Na minha época, era um pouco mais difícil porque eu não tinha tanto acesso a vídeos e a modernidade do esporte, né? Então, a gente foi adaptando, foi vendo o que seria legal, foi modificando e isso foi fazendo a diferença”, relembrou.

Dado

Não é à toa o crescimento do Beach Tennis em solo brasileiro. Em nota enviada para o Sport Life, a CBT (Confederação Brasileira de Tênis) informou a estimativa de 1,1 milhão de brasileiros praticantes e que no ano de 2021 haviam 400 mil.

A pesquisa “Global Tennis Report 2019” produzida pela ITF acusou que no tênis brasileiro há 2,1% dos 3.873 profissionais, o que significa 2.348 homens e 1.525 mulheres.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto