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Conheça 6 principais benefícios do consumo de ovos

O ovo, atrás apenas do leite materno, é considerado um dos alimentos mais nutritivos para a saúde

Ovos brancos e marrons
Foto: iStock / Getty Images
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Alimentação saudável é o tema que vem ganhando cada vez mais destaque no dia a dia da população. A ideia de que comer bastante é comer bem já foi considerada mito há muito tempo e a nova guinada se dá em busca de uma alimentação nutritiva e equilibrada.

“O ovo, considerado um dos alimentos mais completos em termos nutricionais – atrás apenas do leite materno -, pode ser um importante aliado nessa busca por uma vida saudável, proporcionando muitos benefícios à saúde”, analisa Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

O Instituto Ovos Brasil, uma entidade sem fins lucrativos, foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre o ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. O site da instituição reúne informações para o público em geral e profissionais de diversas áreas sobre o assunto.

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Confira a lista de benefícios que o Instituto preparou para a Sport Life:

1. Alimento completo

Ovos e Leite

Foto: iStock / Getty Images

Depois do leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo em termos nutricionais. Em média, um ovo tem apenas 70 calorias e possui vitaminas A, D e E, ácido fólico, além de colina e diversos minerais.

2. Fonte de colina

Gemas de ovos

Foto: iStock / Getty Images

A gema do ovo é excelente fonte de colina, essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso central e para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos por dia correspondem à metade das necessidades diárias de uma gestante.

3. Rico em proteínas

As proteínas de alta qualidade do ovo contribuem para a sensação prolongada de saciedade e para manter a energia do organismo. Além disso, favorecem o ganho de massa muscular e previnem a perda em pessoas idosas.

VEJA TAMBÉM: Conheça os benefícios do suco verde

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4. Antioxidantes

Ovos frito em frigideira

Foto: iStock / Getty Images

O ovo tem ação antioxidante, contém os carotenóides, luteína e zeaxantina, que dão cor à gema. Protege os olhos da luz solar evitando a degeneração macular relacionada à idade.

5. Minerais

Micronutrientes fundamentais para o organismo, pois participam de forma intensa na função estrutural de músculos e ossos, transmissão de impulsos nervosos, transporte de nutriente etc. O ovo contém vários minerais como cálcio, ferro, zinco, fósforo, potássio, magnésio, sódio e quantidade expressiva de selênio. Um ovo possui aproximadamente 15 mcg de selênio e represente 33% das necessidades diárias de um adulto.

6. Mito do colesterol

Ovos fritos no prato

Foto: Shutterstock

Produzido no fígado, o colesterol é uma substância essencial para o organismo. Estudos recentes comprovam que não há relação direta entre ingestão de colesterol dos alimentos e ocorrência de doenças cardiovasculares.

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