Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Benefícios da beterraba: 3 motivos para incluí-la na dieta

É um vegetal indispensável para uma boa saúde

Beterraba
Beterraba - Shutterstock

Versátil. Um adjetivo que dá para citar quando se trata da beterraba. Ou seja, a sua riqueza de nutrientes o permite o consumo da forma crua, na salada ou cozida. A hortaliça faz parte da “família Chenopodiaceae”, que também une a acelga e espinafre. Assim, veja na sequência os quatro benefícios da beterraba para o dia a dia.

As três vantagens da beterraba para o nosso dia

Diversidade

“A beterraba é um alimento, que possui uma variedade de vitaminas e minerais em sua composição. Dentre eles, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, que apresentam quantidades significativas, além de vitaminas A e C. Ela possui essa coloração vermelho-arroxeado devido à presença de betalaínas (pigmentos hidrossolúveis), importante antioxidante natural para o organismo. E capaz de retirar os radicais livres prevenindo doenças”, comentou com exclusividade para o Sport Life a nutricionista da MedSculp Fabíola Espíndola.

Outra riqueza

“Ainda é rica em nitrato que será convertido em óxido nítrico pelo organismo. Esse óxido nítrico, favorece a vasodilatação e está relacionado com o aumento das trocas gasosas, aumento do fluxo sanguíneo, biogênese mitocondrial, eficiência, fortalecimento da contração muscular, e regulação de oxigênio no músculo ativo”, complementou Fabíola.

Essa resposta da nutricionista destaca a beterraba como aliada na redução da pressão arterial pelo fato de dilatar os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e, também, favorecer a queima de gorduras.

Útil para quem mantém vida física ativa

Cumpre com rotina de exercícios físicos na semana? Excelente! Melhor ainda quando é conciliada com programa de alimentação saudável. Lembre-se de que a beterraba não pode faltar no seu cardápio diário e, inclusive, pode até transformar-se em suplemento.

“Suplementos de suco de beterraba demonstraram reduzir a fadiga muscular associada a exercícios físicos e promovendo a regeneração muscular após o exercício. No entanto, esses estudos demonstram benefícios em praticantes iniciantes de atividades físicas tanto no treinamento aeróbico quanto no anaeróbico”, concluiu Fabíola Espíndola.

Dados

O trabalho do IEA (Instituto de Economia Agrícola) / CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) informou em 2018, que a área de produção de beterraba foi de 5.207,23 (ha) apenas no Estado de São Paulo, cujo trabalho foi de 7.451.582,18 caixas de 23 kg, equivalente a 171.386,39 toneladas devido ao cultivo elevado de híbridas.

Outros estudos mencionam que a área plantada de beterraba no Brasil é de aproximadamente 18 mil hectares. O “quinteto” de Estados São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Goiás impacta em cerca de 87% da comercialização de beterraba nos Ceasas (Centrais Estaduais de Abastecimento). São Paulo, Minas Gerais e Paraná são favorecidos pelo clima frio na safra.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas

Saúde

Sugestão é eficaz para permitir retorno seguro ao esporte

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Nutrição

Opção que tira o receio de quem não se vê sem esse prato

Saúde

Basta cumprir com algumas ordens médicas para prática segura

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas

Saúde

Sugestão é eficaz para permitir retorno seguro ao esporte

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Nutrição

Opção que tira o receio de quem não se vê sem esse prato