3 melhorias que o açaí fornece ao nosso organismo

Baixa o colesterol, ajuda a emagrecer e ainda combate o intestino preso: entenda os motivos que favorecem o consumo do açaí

Açaí garante 3 benefícios ao nosso organismo; confira
Foto: Shutterstock

O açaí é um alimento muito popular no Brasil. No entanto, alguns ainda tem certo receito de consumir, por achar que ele engorda e prejudica a dieta. Boabagem!

“Quando associado a uma alimentação saudável e equilibrada, a fruta pode ser um bom aliado para o emagrecimento, pois possui diversos nutrientes como os antioxidantes, fibras, e gorduras boas”, comenta Andrea Takayama, nutricionista da OAKBERRY. Confira três benefícios que a especialista listou sobre o açaí:

1. Adeus intestino preso
Para economizar tempo na cozinha, as pessoas podem comer produtos industrializados. Porém, por serem processados e não terem tantos nutrientes e fibras, tais alimentos podem prejudicar o funcionamento do intestino. Tal consumo, somado ao sedentarismo e pouca ingestão de líquidos são algumas das causas da prisão de ventre. Nesse contexto, o açaí, que é rico em fibra, pode ajudar. Um dos papéis das fibras é o de melhorar as funções do intestino, acelerando o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e aumentando o volume e maciez das fezes, além disso são capazes de prevenir outros tipos de doenças. Porém, Andrea alerta que é importante aliar o consumo de fibras com água, pois quando não há essa hidratação, há o risco de efeito contrário e o intestino pode ficar preso.

2. Colesterol lá embaixo
Além de questões como o histórico familiar, fatores como consumo excessivo de álcool e uma alimentação rica em gordura saturadas e açúcares podem contribuir para o aumento do colesterol. Para aqueles que buscam controlar os níveis de LDH, o açaí puro está liberado e contribui para a diminuição do colesterol ruim. Aqui, as fibras assumem outro papel, o de regulador da colesterolemia. As fibras têm a capacidade de aumentar a excreção de ácidos biliares e modificar a absorção de lipídio, diminuindo a absorção de colesterol. Além disso, a composição do açaí conta com as gorduras boas como Ômega 6 e 9 que são capazes de controlar o colesterol e aumentar o colesterol bom.

3. Ajuda a emagrecer
Para quem quer perder os quilinhos ganhos, o açaí não deve ser esquecido. Mesmo sendo um alimento calórico, a ação das antocianinas e das fibras favorece a perda de peso. Por serem antioxidantes, as antocianinas ajudam no processo anti-inflamatório do corpo, potencializando o processo de emagrecimento. “Quando associado a uma alimentação saudável o açaí pode ser um bom aliado para o emagrecimento, pois em sua composição possui diversos nutrientes como os antioxidantes, fibras, e gorduras boas”, explica a nutricionista. Além disso, a profissional aconselha que a fruta seja consumida acompanhada por aveia, chia, frutas, coco seco e castanhas.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você