Conheça cinco benefícios do saquê para a saúde

A bebida japonesa se consumida com moderação pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer e de alergias. Saiba mais sobre o saquê

saquê
Foto: Divulgação

Quando se fala em saquê, imediatamente nos lembramos de um produto tradicional e, principalmente, consumido em restaurantes japoneses. Entretanto, essa bebida milenar tem mais aplicabilidades do que se imagina. A partir de ingredientes básicos como arroz e água, somados aos agentes de fermentação (levedura e o fungo koji-kin), torna-se incrivelmente puro, simples e ao mesmo tempo complexo. Confira abaixo os cinco motivos para beber saquê:

saquê

Foto: Divulgação

1. Reduz o risco de alguns tipos de câncer

A National Cancer Center, localizada no Japão, fez uma pesquisa com 265 milhomens japoneses e descobriram que os indivíduos que bebiam saquê todos os dias possuem menor risco de câncer do que os que não consumiam. O Departamento Médico, da Universidade de Aichi, relatou que alguns elementos que inibem a proliferação do câncer de bexiga, próstata e células de câncer uterino. A glucosamina presente no saquê ativa células antitumorais.  Além disso, é comprovado que o saquê tem a menor taxa de mortalidade de cirrose e câncer de pulmão, em relação a outras bebidas alcoólicas, como cerveja e uísque.

VEJA TAMBÉM: Entenda a relação entre calorias e emagrecimento

Inscrições abertas para o 10º Mountain Do Caixa Costão do Santinho

2. Sistema cardiovascular

O consumo moderado de saquê pode auxiliar doenças cardíacas e doenças cerebrais e vasculares, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos ajudando na redução do colesterol. A ingestão moderada de saquê aumenta uroquinase, uma substância que libera coágulos sanguíneos.

3. Auxílio do clareamento de pele

O saquê contém uma variedade de substâncias que inibem o desempenho da melanina, um dos motivos pelo aparecimento de manchas solares, manchas de idade e sardas.

4. Benefícios para pele áspera

Algumas pesquisas descobriram que saquê contém α-Etil Glucoside (α-EG) que dá amargor ao sabor do líquido. Este α-EG auxilia no tratamento da pele áspera22.

5. Auxílio na prevenção de alergias

O saquê contém cinco tipos de substâncias que inibem a enzima chamada Catepsina B, uma das causas de alergias. Assim, o consumo moderado pode auxiliar na prevenção no aparecimento de alergias de pólen, alimentos e ácaros da poeira de casa.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você