Beterraba, a melhor parceira nas atividades de longa duração

Com uma lista grande de benefícios, a beterraba pode ajudar muito quem está fora de forma e quer praticar atividades mais longas

Beterraba, a melhor parceira nas atividades de longa duração
Foto: Pixabay

Você já deve ter ouvido falar que a beterraba ajuda quem realiza atividades de longa duração, como as maratonas. Isso tem uma explicação científica: o vegetal é repleto de nitrato, substância que o corpo transforma em ácido nítrico. Este, por sua vez, ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos melhorando o transporte de nutrientes para o músculo. Por isso, mais oxigênio e nutrientes chegam aos músculos, sendo importante para o movimento.

Um estudo feito pela Universidade de Milão apontou que corredores iniciantes que consumiram suplementos de nitrato tiveram uma melhora significativa de performance no teste dos 3 km. Além disso, quanto mais fora de condicionamento físico o corredor estava, mais impacto o nitrato teve na performance.

A beterraba ainda pode utilizada para combater a anemia e para fortalecimento ósseo. Pois ela tem funções anti-inflamatórias, diminui riscos de doenças cardiovasculares e controle da pressão arterial. Também é rica em antocianinas que previne infecções e antioxidantes que ajudam a combater radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.

Sua composição em macronutrientes é de carboidrato em maior quantidade e proteína em menor quantidade. Além disso, a beterraba é rica em vitamina A, B e C, niacina e sais minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio, zinco e manganês e fibras.

Por ser rica em fibras, é um excelente alimento para fins laxativos. Para gestantes é uma boa opção para inserir no cardápio por conter ácido fólico que ajuda na formação do tubo neural da bebê.

E ainda é pouco calórica! 100g de beterraba crua contém, em média 48,8 calorias. Se estiver cozida, possui cerca de 32 calorias. Embora seja um alimento muito rico nutricionalmente, deve se ter equilíbrio no consumo. No entanto, vale reforçar que todo alimento deve estar inserido em um contexto de alimentação saudável e equilibrada, e ser consumido de forma complementar a outras opções.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você