Se você corre ou faz atividade física com regularidade, já percebeu que os cabelos inspiram mais cuidados, principalmente se as madeixas possuem algum tipo de química. Afinal, o que é mais adequado para cada tipo de cabelo? Pode lavar todo dia? Reunimos as principais dúvidas dos dilemas capilares, esclarecidas por experts para que você fique despreocupada quando o assunto for cabelo e academia .
Cabelo e academia: tire suas dúvidas
POSSO LAVAR TODO DIA? Muitas de nós acreditam que lavar o cabelo diariamente não é bom para a saúde dos fios. Mas não é bem assim! “Quem faz exercícios regularmente pode e deve lavar o cabelo todos os dias”, esclarece Nelliton Carvalho, hairstylist do salão Jacques Janine, em São Paulo (SP). Mas, e quem tem cabelo seco e sofre com o ressecamento nas pontas e nas raízes dos fios, também pode? “Não há problema nenhum em lavar os cabelos todos os dias. É uma prática recomendada, inclusive. O que irá determinar a qualidade da limpeza e dos cuidados é o tipo de produto que você irá aplicar”, reitera Luciano Barsanti, tricologista do Instituto do Cabelo, em São Paulo (SP). Xampus sem sal, por exemplo, são excelentes para quem tem madeixas tingidas, embora ressequem os fios. (Foto: Shutterstock.com)
QUAL O PRODUTO CERTO PARA MEU TIPO DE CABELO? O primeiro passo é saber o seu tipo de fio: ele é fino ou espesso? É do tipo normal, com pouca oleosidade na raiz e comprimento e pontas levemente secas? Ou ele é oleoso, daquele tipo que fica “pesado” no final do dia? Depois de descobrir essas características, fica mais fácil escolher o xampu e os produtos de tratamento ideais para o seu cabelo. “Na dúvida, procure um tricologista para fazer uma avaliação do seu tipo de fio e de couro cabeludo”, recomenda Barsanti. Dessa forma, o profissional poderá indicará o melhor produto para você. Se busca um tipo de limpeza mais suave, experimente um xampu sem sulfatos, para limpar delicadamente as madeixas sem agredir a camada ácida natural dos cabelos, que serve como proteção. (Foto: Reprodução/Freepik)
O QUE PRECISO INCLUIR NO NÉCESSAIRE? Sempre tenha um xampu antirresíduos, que deve ser utilizado 1 vez por semana. “Ele retira as impurezas e o acúmulo de produtos utilizados, deixando os fios preparados para novos tratamentos”, explica Carvalho. No caso de cabelos quimicamente tratados, é preciso um cuidado ainda maior. “Escolha produtos que protejam a coloração e os fios do suor, além de fórmulas que ofereçam proteção contra os raios do sol e a poluição”, afirma o expert. Por exemplo, o leave-in não requer enxágue e tem várias funções, entre elas a de proteger os fios. Mas faça, claro, visitas regulares ao salão de beleza. “O ideal é fazer uma hidratação ou reconstrução capilar a cada 15 dias. O tratamento será recomendado pelo profissional de acordo com a necessidade e estado do fio”, completa. (Foto: Reprodução/Pixabay)
TREINO MUITO SOB O SOL. PRECISO DE ALGUM PRODUTO ESPECIAL? Os cabelos inspiram cuidados quando se treina ao ar livre. Os raios UVA e UVB do sol não estragam apenas a pele, mas os também os fios, que ficam ressecados se expostos por muito tempo. Nesse caso, invista em uma linha de produtos que contenha fator de proteção solar. “O que não falta são produtos com múltiplas funções: protegem os cabelos do sol, da poluição, do frizz e oferecem uma série de nutrientes que deixam as madeixas brilhantes e saudáveis”, diz Carvalho. Cortar as pontinhas a cada dois ou três meses também irá manter seus cabelos bem longe das pontas duplas! (Foto: Reprodução)
O QUE FAZER PARA EVITAR A QUEBRA DOS CABELOS? Não é só a escolha do produto certo que determina a integridade dos cabelos. Pensar em prendedores e penteados que não prejudiquem os fios faz parte dos cuidados. “Os penteados devem ser simples, como rabos de cavalo, coques e tranças. Evite o uso de elásticos, pois eles podem quebrar os fios. Prefira sempre os prendedores de tecido”, recomenda Carvalho. Para as nadadoras, uma aviso: a água da piscina pode conter agentes químicos que enfraquecem os cabelos. Por isso, é obrigatório o uso de touca para proteger os fios e o couro cabeludo. Depois do treino, capriche na lavagem com xampu hidratante. A escolha entre usar ou não o secador ou chapinha fica por sua conta – lembre-se de que o uso excessivo desses acessórios favorece o ressecamento dos fios! Se você não consegue ficar sem eles, inclua o uso de finalizadores, como reparadores de pontas. (Foto: Shutterstock.com)
NÃO DEU PARA LAVAR, E AGORA? Quem tem o dia corrido ou treina à noite muitas vezes não consegue dar a devida atenção à cabeleira depois de suar, pois lavar os cabelos à noite exige o uso de secador. Se você enfrenta esse probleminha, uma dica coringa: “Use um xampu a seco. Ele retira a oleosidade do fio e do couro cabeludo. Dessa forma, você pode lavar o cabelo tranquilamente no dia seguinte”, conclui o hairstylist. (Foto: Reprodução/Pexels)
Se você quer sugestões para incluir no seu nécessaire, tem uma lista de produtos essenciais !
Texto: Amanda Preto | Edição: Érika Alfaro