Os especialistas apontam que, com a cadência de 180 passadas por minuto, você correrá com mais eficiência e tendo um desgaste muscular e articular mínimo. Por isso, é muito comum ver atletas buscando alcançar a desejada marca.
No entanto, o habitual é que a cadência fique abaixo desse valor, salvo no caso de corredores mais experientes ou profissionais. Então, se você pretende chegar neste número, a primeira iniciativa que precisa é buscar um terreno com grama, pois ela reduz o impacto e, com isso, facilitará todo o treinamento que vem pela frente.
Feito isso, existem algumas atividades que separamos aqui para que aumentar a frequência. Com esse trabalho realizado, será possível chegar na sonhada cadência de 180 passadas por minuto. Não deixe de conferir!
Quando você corre de maneira suave, inevitavelmente a sua cadência acaba sendo reduzida. Conte os passos dados em 30 segundos em instantes diferentes e faça a média. Você pode aumentar a cadência em 5%, sem que isso represente esforço significativo e ainda estará reduzindo o impacto.
Sprints na descida. Depois de rodar suave, faça cinco alternâncias de ritmo em uma descida de 200 metros, chegando à sua velocidade máxima ao final. Suba andando para se recuperar.
Dê o maior número de passadas possíveis dentro de 20 metros, elevando os pés rapidamente, como se o chão estivesse queimando os pés. Repita essa atividade por cinco vezes, procurando aumentar a cadência e dar uma passada a mais em cada série.
Pise abaixo. Em vez de lançar os pés à frente, procure apoiá-lo logo abaixo da linha do seu corpo. Observe a diferença entre a passada normal e a curta e lance a perna bem atrás para impulsioná-lo. Faça duas retas com 20 metros cada, arrancando com a passada normal e mais curta a partir da metade, e oito retas com passada curta.