Connect with us

O que você está procurando?

Renato Dutra

Aumente a cadência de suas passadas para reduzir lesões

Estudos vêm mostrando que esse recurso pode reduzir as chances de lesões. Veja a opinião do especialista em corrida Renato Dutra

Homem correndo
Foto: Michael Khachadoorian

Texto de Renato Dutra

Homem correndo para evitar lesões

Foto: Michael Khachadoorian

Um aspecto pouco valorizado vem ganhando força na comunidade científica. É a cadência das passadas do corredor, ou seja, o número de passos por minuto. Desde a década de 1980 vem se estudando que passadas mais rápidas e curtas são mais econômicas em termos de consumo de oxigênio. Isso poupa energia para o atleta ou permite que ele corra mais rápido com o mesmo consumo de oxigênio. Corredores de elite, por exemplo, apresentam uma cadência alta (180 a 200 passadas por minuto). Já amadores tendem a dar entre 150 e 160 passos por minuto.

Por que aumentar a cadência? Alguns autores afirmam que correr com uma frequência mais alta reduz o tamanho da passada, atenuando as forças de impacto da corrida e tornando-a menos agressiva para o atleta. Os resultados de alguns estudos têm reforçado essa teoria, mostrando que ela pode ser uma alternativa interessante para diminuir o risco de lesões.

VEJA TAMBÉM: Quais os cuidados durante e após uma corrida?

Para medir a cadência das suas passadas, faça o seguinte teste:

Aqueça por 10 min e depois encontre um ritmo que considera confortável. Com um cronômetro, marque exatamente 1 min e conte o número de vezes que aterrissa com o pé direito. Exemplo: 75 vezes com o pé direito. Depois, multiplique esse número por dois (pé direito e esquerdo) e você terá calculada sua cadência de passadas.

Pesquisadores têm sugerido um aumento de 10% na cadência. Em termos práticos, alguém que tem uma cadência de 160 ppm deveria treinar para alcançar até 176 ppm. Já adianto que isso não é fácil, mas é possível.

Se realmente você estiver disposto a aumentar a sua cadência, recomendo que treine sempre logo após o aquecimento, por mais 5 min, contando as suas passadas e se esforçando para deixá-las mais curtas e rápidas. Depois, esqueça completamente o assunto e faça o treino proposto do dia. Levará algumas semanas para que esse novo padrão se incorpore à sua biomecânica de forma natural. Muitos desistem no meio do caminho, pois é um pouco “estranho” e desconfortável no início.

Enfim, o aumento da cadência de passadas aparece como mais um recurso para reduzir o risco de aparecimento de lesões, o que, se comprovado por meio de mais estudos, sem dúvida será muito importante. Afinal, a corrida é uma atividade muito saudável, mas as estatísticas mostram que infelizmente uma grande parcela dos corredores acaba se lesionando. Qualquer novidade que nos ajude a atenuar o risco de lesões será muito bem-vinda! Boas passadas!

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

Nutrição

Outra prova de que é possível curtir o fim de semana de maneira equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Recomendações que ajudam a criar a relação de paixão com as pistas

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Corrida

A corrida exige muitos cuidados para prática segura