Apesar de ser um tema muito recorrente, é comum que ainda existam algumas dúvidas sobre o colesterol, que é fundamental ao bom funcionamento do organismo. Pois, sem ele, as células não formariam a membrana que as envolve. Dito isto, eis alguns fatos que provavelmente você não sabia sobre essa gordura.
Exercício melhora o bom colesterol – Além de todos os benefícios que a prática de atividade traz, eis mais um: ajuda no controle, reduzindo os níveis do ruim (LDL) e aumentando as taxas do bom (HDL).Além disso, um estudo da Universidade de Missouri (EUA) mostrou que fazer atividade física antes de uma refeição mais cheia de gordura promove um pico de HDL.
Colesterol aumenta depois da menopausa – Um hormônio ajuda a manter os níveis de em dia: o estrógeno. Com a menopausa, os níveis desse hormônio caem, fazendo o colesterol ruim dá uma “saltada”.
Colesterol alto pode ser visto a olho nu – Você provavelmente nunca ouviu falar, mas níveis altos podem dar origem a um tumor benigno na pele, que é chamado xantoma.
Colesterol muito baixo também pode ser ruim – Níveis abaixo de 160 mg/ml podem aumentar as chances de depressão e de alguns tipos de câncer.
3 dicas para melhorar o bom colesterol
1. Abuse da vitamina B: Altas doses de vitamina B3 aumentam o HDL, o colesterol bom, em até 20%. Mas atenção! Nada de tomar por conta própria. Converse com o seu médico a respeito.
2. Aposte no suco de laranja: Uma pesquisa canadense apontou que beber alguns copos de suco de laranja todos os dias, por quatro semanas, foi capaz de aumentar as taxas do bom colesterol em 21%.
3. Coma fibras: Além de ajudarem a saciar e melhorarem o funcionamento do intestino, as fibras contidas em grãos integrais, vegetais e frutas também aumentam os níveis do bom colesterol.