Como evitar rugas: especialista revela 6 cuidados especiais

Confira métodos simples para manter a pele bonita e saudável todos os dias

como evitar rugas
Saiba como evitar rugas / Foto: Shutterstock

Para algumas pessoas, saber como evitar rugas é fundamental para manter a autoestima e a confiança em dia. No entanto, nem todo mundo sabe que existem alguns truques para potencializar os efeitos do skincare. De acordo com a fonoaudióloga e especialista em ioga facial, Alessandra Scavone, realizar movimentos no sentido contrário à origem dos músculos do rosto, por exemplo, é um erro que muitos cometem.

De acordo com ela, o ideal é apostar em manobras de baixo para cima, para tonificar os músculos da face e evitar o aparecimento de rugas. “Não adianta nada passar contrário aos músculos como a maioria faz na pressa. O roller, (ferramenta feita para massagear o rosto) ou o gua sha (ferramenta para raspar a pele), podem ser utilizados de duas a três vezes por semana”, explica Alessandra.

A especialista também separou seis dicas valiosas sobre como evitar rugas. Confira:

1 – Proteja o pescoço

“Como a origem do músculo está na mandíbula (maxilar inferior), espalhe o creme nessa direção: faça com as pontas dos dedos, movimentos ascendentes e retos, da clavícula para a mandíbula”, recomenda Alessandra.

2 – Aumente a firmeza do rosto

“Belisque, suavemente, todo o rosto por 30 segundos com o polegar e o indicador. Depois, use o dedo indicador e médio no sulco nasolabial para deslizar de baixo para cima. Depois belisque de leve essa mesma área”, indica.

3 – Como evitar rugas na testa

Uma das regiões que mais sofrem com o aparecimento de rugas. “Abra do centro para fora. Movimento contrário ao de quando estamos bravos e contraímos. Os movimentos na região da testa devem ser das sobrancelhas para os cabelos”, conta a especialista.

4 – Fuja da papada

“Passe o creme com as pontas dos dedos, do centro do queixo em direção aos lóbulos das orelhas. Dê pequenos beliscões da linha da mandíbula em direção às orelhas. Aperte e solte suavemente, fazendo sempre movimentos ascendentes por 30 segundos. Massagear esta área também reduz o bloqueio mandibular provocado pelo estresse”, aponta Alessandra.

5 – Atenção com rugas em volta dos olhos

“Faça movimentos suaves com os dedos indicadores, como uma pincelada, abaixo dos olhos, do nariz para fora — repita quatro vezes. Essa massagem ajuda a reduzir bolsas e inchaços sob os olhos ao remover toxinas e aumentar o fluxo de sangue e oxigênio na área”, revela.

6 – A boca também merece atenção

“Com os dedos das duas mãos em V, faça movimentos do centro para as laterais, na mesma linha dos lábios”, finaliza Alessandra.

Fonte: Saúde em Dia

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você