Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

10 dicas para evitar as varizes

Especialista explica o que pode causar o problema e como evitá-lo

como evitar varizes
Foto: Getty Images
[PAGE TITLE]

Certamente não há mulher que não tema o aparecimento delas. Por isso, saber como evitar varizes e o que as causam é muito importante. Além da questão estética, os vasinhos podem causar pressões e dores nas pernas. 

como evitar varizes

Foto: Getty Images

A culpa, na maioria dos casos, acaba ficando para a hereditariedade. Esse fator pode sim influenciar, mas existem diversas formas para driblar os problemas dos antepassados e prevenir as varizes. O cirurgião vascular Caio Focássio, da Clínica Vivere, de São Paulo (SP), e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular listou as 10 principais dicas para quem quer manter as pernas longe dos vasinhos.

Dicas de como evitar varizes:

1. Use salto alto só quando precisar dele

O problema não é o salto, mas sim ficar longos períodos com esse calçado nos pés. Ir e voltar do trabalho com uma sapatilha, por exemplo, e só calçá-lo enquanto trabalha já  ajuda na prevenção das varizes.

Advertisement. Scroll to continue reading.

2. Corra

A atividade física, principalmente a aeróbia (como corrida e caminhada), é extremamente recomendada para manter-se longe das varizes. Isso porque o exercício ajuda na circulação sanguínea.

 3. Cuidado com a pílula anticoncepcional

Advertisement. Scroll to continue reading.

Antes de começar o tratamento é importante a mulher consultar o seu médico. Já que pílulas a base de estrogênio podem contribuir com a distensão venosa e consequentemente aumentar o risco de doenças nesse território como aparecimento de varizes e trombose.

 4. Movimente-se ao longo do dia

Ficar na mesma posição durante muito tempo prejudica o retorno venoso nas pernas. A cada uma ou duas horas, levante e ande um pouco, para ajudar o sangue fluir melhor e não ficar “estacionado” nas veias.

Advertisement. Scroll to continue reading.

 5. Deite com as pernas levemente elevadas

Não precisa ser necessariamente todo dia, mas algumas vezes na semana. Isso faz com que melhore o retorno venoso, fazendo com que a circulação da perna seja beneficiada.

 6. Evite o excesso de peso

Advertisement. Scroll to continue reading.

O acúmulo de gordura é um fator de risco para varizes. Manter o peso ideal é essencial – não só para evitar as varizes, mas também para manter a saúde em dia.

 7. Não fume

O tabagismo, além de comprometer todo o organismo, aumenta a viscosidade sanguínea que é um dos responsáveis pela trombose venosa e tromboflebites que em futuro próximo podem gerar varizes.

Advertisement. Scroll to continue reading.

8.Cuidado com os excessos na musculação

Aparentemente em um treino de hipertrofia com excesso de carga pode causar a hipertensão venosa. Por isso, o ideal, para prevenir as varizes, é usar pouca carga com mais repetições.

9. Esforço do apertado pode valer a pena

Advertisement. Scroll to continue reading.

As meias elásticas ajudam muito no retorno venoso da grande maioria da população que não tem contra-indicação, procure seu médico para lhe prescrever a correta e previna-se das indesejáveis varizes.

10. Aposte na drenagem linfática

A drenagem ativa a circulação linfática e é ótima para o tratamento do edema – além de melhorar a textura da pele.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gostou de saber de como evitar varizes? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais InstagramFacebook e Twitter para saber mais sobre saúde, esporte, nutrição e muito mais.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: 10 dicas para evitar as varizes | Bom Jardim Notícias.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido