Condicionamento Físico

Core fortalecido ajuda a manter o rendimento nas provas

É muito comum ver alguns atletas sofrendo para completar as provas. Para evitar isso, trabalhar o core é uma das estratégias mais eficazes

Foto: IStock

Fortalecer a musculatura do core, o centro de estabilização e força do corpo, é importante, pois ele serve para manter a postura durante a corrida, nas arrancadas e nos sprints, entre outras coisas. Basta observar como muitos atletas curvam o tronco e “desmontam”, fazendo cara de sofrimento, quando, já cansados, têm de completar a prova.

Comece agora
A seguir, alguns exercícios que você poderá aplicar à sua preparação física para colocar o core em forma. Não é preciso fazer todos os movimentos, nem realizá-los em todas as sessões. Mas é interessante que alguns deles sejam introduzidos em seu treino e alternados segundo as suas necessidades.

1. Duas bolas

Sobre duas fitness ball, procure manter o equilíbrio com os braços cruzados. Ainda que pareça simples, você perceberá como todos os músculos do core intervêm de forma significativa. A instabilidade gerada pelas bolas e pelo desequilíbrio provoca uma contração constante, cujo objetivo é ajustar a posição do corpo.

2. Corpo atrás
Fique de joelhos. Contraia os músculos profundos do abdômen transverso, tentando aproximar a parede do abdômen das costas e reduzindo a cintura, e se incline ligeiramente para trás, mantendo tronco e pernas estáveis. Você sentirá como os quadríceps trabalham e os abdominais permanecem fortemente contraídos, a fim de manter todo o tronco estável. Se você aumentar a inclinação, a intensidade será maior. Esse exercício gera grande transferência para o desenvolvimento da corrida, já que trabalha toda a cadeia anterior e os quadríceps.

3. Prancha com três ou quatro apoios
Deitado na posição prona e mantendo a posição em isometria, esse exercício ativa toda a cadeia muscular anterior, principalmente a cadeia abdominal e os oblíquos do abdômen, fortalecendo o core. Procure contrair o transverso e respire com o diafragma. Você sentirá como a caixa torácica ficará ampliada; e o abdômen, fixo, sem distender. Caso deseje mais intensidade, eleve uma perna, pois assim você também contrairá os glúteos e os músculos rotadores da coluna, muito importantes na estabilização e proteção das vértebras e dos discos intervertebrais.

4. Apoio contralateral
Esse exercício ativa toda a musculatura do tronco, os extensores, os flexores laterais e os rotadores. Os músculos abdominais controlam a posição e, ao elevar a perna e o braço contrários, você conseguirá colocar em ação toda a cadeia muscular cruzada posterior e os músculos rotadores e profundos. Além de fortalecer e proteger a lombar, o exercício gera mais rendimento.

5. Giros com dumbells
Com dois dumbells, fique apoiado e eleve um braço até conseguir permanecer na vertical, girando a cintura escapular e o tronco. Esse exercício é muito interessante para que você consiga benefícios na natação. Com o giro, você trabalhará simultaneamente os músculos que unem a escápula e atuam na postura ideal dos ombros e dos músculos extensores e rotadores da coluna, ativando o core de forma significativa. Comece sem carga e, posteriormente, use dois dumbells pequenos.

6. Braçada sobre a fitball
Mantenha o abdômen sempre contraído, apoie apenas as pontas dos pés no chão e faça o movimento da braçada olhando para o chão, mas sem abaixar o queixo.

7. Flexão de braços em três apoios
Apoie as mãos sobre a bola na posição de flexão de braços e alterne o apoio dos pés, mantendo a estabilidade do resto do corpo. Esse é um exercício que gera muita transferência para qualquer especialidade esportiva, trabalhando, ainda, peitorais, ombros, tríceps e toda a musculatura estabilizadora do core (tanto a anterior quanto a posterior).

8. Prancha na bola dupla
É um dos exercícios mais funcionais e exigentes para trabalhar o core, pois gera grande transferência de energia para a natação e para a bike. Apoie as mãos sobre a fitball, e os pés sobre uma bola pequena. Balance o apoio dos pés, alternando o peso como se fosse uma pedalada. O movimento intensifica a atividade da musculatura do core e o controle postural devido à necessidade de solicitar todos os grupamentos musculares para a recuperação da instabilidade gerada pela movimentação das pernas.

Você também vai gostar

Saúde

"Turbinar" essa região não gera apenas benefício estético

Fitness

Essa prática treina músculos do abdômen, assoalho pélvico, postura e respiração

Fitness

Atenção à posição dos cotovelos e fortalecimento do core são fundamentais para avançar no movimento do push up e prevenir lesões

Fitness

Trabalhar o core favorece uma distribuição mais adequada da força para os músculos das regiões periféricas do nosso corpo

Sair da versão mobile