Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Para alcançar o corpo perfeito é preciso acertar na dieta

Não basta apenas uma rotina intensa de treinos para ter o corpo perfeito; veja como alimentação adequada é parte fundamental neste processo

Corpo perfeito: para alcançá-lo é preciso acertar na dieta, além dos treinos
Foto: Shutterstock

Pode parecer fácil, mas não é. Ter o tão desejado corpo perfeito, sarado e definido não é uma tarefa das mais simples. Afinal, exige disciplina, consistência e atenção total numa rotina de treinos. Mas é claro, tudo isso acompanhado de momentos de descanso e uma alimentação saudável e equilibrada.

Porém, a comida assume papel nessa tarefa, pois, vale lembrar que não é qualquer coisa que deve ser ingerida neste momento de buscar o corpo perfeito. Conforme lembra a nutricionista Dani Borges, é importante lembrar que não há nenhum alimento específico para ganho de massa. “Mas o que existe é que, em uma estratégia para hipertrofia muscular, precisamos consumir mais calorias do que gastamos. Para minimizar o ganho de gordura, é preciso adequar a alimentação à rotina da pessoa. Por exemplo, é preciso entender qual é o gasto calórico que se tem com as atividades rotineiras e com o treino. Aí é feito um cálculo para avaliar que ele possa ter um ganho de massa”, conta.

Para isso, o cardápio orientado por Dani Borges “precisa de proteína, gordura e carboidrato. É o contrário da estratégia usada no emagrecimento, que quando queremos emagrecer precisamos comer menos do que gastamos, no processo de hipertrofia precisamos comer mais do que gastamos. É importante que os alimentos ricos em carboidratos sejam entre 45% e 60% da ingestão calórica total da pessoa durante o dia”, recomenda.

Além de ajudar na busca pelo corpo perfeito, alimentos que atendem a essa proposição são fáceis de encontrar e de consumir. “A batata doce e a inglesa, o arroz integral com feijão, por exemplo. Temos também frutas, como a banana e a maçã. Além disso é importante ter também a proteína, que nesse caso pode ser o peito de frango, ou a carne vermelha ou o peixe”, aponta.

A ingestão destes alimentos, detalha Dani, “vão te promover energia, por exemplo, no pré-treino. Então não importa o horário da ingestão, mas use os carboidratos como fonte de energia ao longo do dia e fracionados em cada refeição. O carboidrato que não for utilizado será armazenado em forma de glicogênio no músculo. Com o auxílio de um profissional, você pode montar algo de acordo com sua rotina, então a chance de dar o melhor resultado é ainda maior”, salienta.

Para quem é vegetariano e busca o corpo perfeito, a dica de Dani Borges é investir nas leguminosas. “São boas fontes de carboidrato e de proteína vegetal, então essa pode ser uma boa aliada para quem se enquadra neste contexto”. Além de tudo isso, o tradicional prato dos brasileiros, arroz com feijão, também pode ser boa fonte de energia e possui uma boa combinação de proteínas vegetais com o valor biológico mais parecido com os das proteínas animais”, conclui.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Treinos

Esse exercício também ficou famoso por conta da sua intensidade

Fitness

Treinador revela alguns fatos determinantes para a evolução física na academia

Saúde

Algumas reações em nosso organismo podem ser reflexo de algum problema que estamos sofrendo. Veja como desvendar os sinais do corpo!