Saúde

Creatina causa pedra nos rins? Nutricionista revela a verdade

O equilíbrio do consumo desse suplemento é o que costuma ser indicado

Creatina causa pedra nos rins - Shutterstock

A creatina é palavra de origem grega κρέας, que significa carne, e é formada pelo trio de aminoácidos glicina, metionina e arginina [NH₂-C – NCH₂-CH₃]. Dentre os principais benefícios da creatina, estão o aumento de massa muscular e força no exercício físico, o que não impede as dúvidas, por exemplo: a creatina causa pedra nos rins?

Creatina

A creatina não causa pedra nos rins!

“As pessoas acreditam que tomar creatina pode causar pedras nos rins. Isso porque depois de absorvida resulta em uma substância chamada creatinina, excretada pelos rins. Porém, hoje não há nenhuma evidência científica que comprove que a creatina causa cálculo renal. Pode ser consumida pela população em geral desde que seja prescrita e acompanhada por um profissional da área da saúde”, garante em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Bruna Lima.

Além do acompanhamento do consumo de creatina com um especialista, pessoas com doenças renais pré-existentes ou risco de problemas renais ganham atenção especial na hora do consumo desse suplemento.

“Quem tem cálculo renal pode tomar creatina e em outros a suplementação não é recomendada. Portanto, pessoas com histórico de doenças renais ou aqueles que fazem uso de medicamentos, que afetam a função renal devem consultar um médico antes de consumir creatina”, detalha Bruna.

Paralelamente, existem relatos ocasionais de distúrbios gastrointestinais e cãibras musculares gerados por conta do consumo excessivo da creatina. Esses efeitos estão baseados em depoimentos isolados. “Quando consumido em quantidades superiores às recomendadas, a creatina pode causar desidratação e desequilíbrios eletrolíticos”, complementa a nutricionista.

Quais são os principais benefícios da creatina?

“A creatina é uma fonte de produção de energia para as células musculares, de modo, que melhora a força e o tônus muscular. Dessa forma, quem faz atividades físicas frequentemente costuma suplementar essa substância. Além disso, pode trazer mais qualidade de vida para grupos específicos, como os idosos”, encerra a nutricionista Bruna Lima.

Você também vai gostar

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Sair da versão mobile