Creatina deriva do grego κρέας, que significa carne, ou seja, é a substância responsável pelo fornecimento de energia aos músculos. E que influencia na melhora do desempenho físico e, também, aumento de massa muscular. Da mesma forma, o seu consumo ainda rende dúvidas, principalmente para quem nunca experimentou, por exemplo: creatina causa problema nos rins?
A creatina não causa problema nos rins
Esse estudo, liderado por pesquisadores da FEPI (Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá), do Centro Universitário de Itajubá, e da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), alegou que é a primeira experiência de revisão sistemática e meta-análise, cujo objetivo foi averiguar os suplementos de creatina e seus possíveis efeitos colaterais na função renal.
Até porque os cientistas defenderam que, embora os suplementos de creatina visam a melhora do desempenho, existem indícios de que sobrecarregam as funções hepáticas e renais. Reduzindo a qualidade de vida e aumentando a mortalidade.
O resultado apontou que a suplementação de creatina não se relaciona com os danos renais nas quantidades e durações estudadas. A turma de estudiosos confessou que, para chegar a essa conclusão, precisaram da investigação de 290 estudos não duplicados.
A visão do especialista
“Se você for utilizar a creatina para otimizar o desempenho nos treinos, não existe razão para temer algum prejuízo ao organismo. Recomendamos uso de 3g por dia no pré ou pós-treino. Além da suplementação com creatina, recomendamos boa ingestão hídrica. Descanso do corpo, sono regular e evitar ingestão de bebidas alcoólicas para termos melhores resultados”, disse em entrevista exclusiva para o Sport Life o médico e professor da Nutrição Moderna Jionocley Viana.