Condicionamento Físico

Cuidado com a temperatura corporal na hora do exercício

Dependendo da escolha de suas roupas, a temperatura corporal pode subir até 2ºC durante a realização de atividades físicas

Foto: Getty Images

Hoje em dia, para entrar em quase todo lugar, é preciso medir a temperatura corporal. E é preciso ficar alerta, pois a atividade física pode elevar em até 2°C do valor normal do corpo. Além disso, o aumento progressivo pode afetar negativamente o rendimento.

Embora não seja idêntica em todas as partes, a medição deve ficar entre 36ºC e 37ºC. Durante a prática de exercícios, a energia perdida em forma de calor fica em torno de 80% e precisa ser dissipada para o ambiente externo. Se a temperatura corporal subir cerca de 1°C, já haverá um impacto importante na duração do rendimento esportivo.

Esse calor excessivo é continuamente dispersado do organismo por meio de vários meios e, sob condições normais, 90% desta troca térmica ocorre por meio da pele e 10% pela respiração. A transpiração, que exerce um papel importante na termoregulação do corpo, é bastante afetada pelas condições do meio ambiente e influenciada por fatores como roupas usadas durante a prática. Por isso é importante realizar o aquecimento, que eleva a temperatura dos tecidos, deixando-os mais flexíveis e maleáveis e prontos para a demanda do exercício que logo será executado.

Um bom e simples exemplo da atuação da roupa é quando, em ambientes frios, a temperatura corporal fica abaixo de 35ºC e caracteriza-se uma hipotermia, que exige a proteção de um bom sistema de isolamento térmico. Os tipos de tecidos utilizados nessas condições são geralmente feitos com poliamida e recebem acabamento peluciado ou felpado internamente. Outro caso comum são os tecidos completamente à prova d’água, que não permitem passagem de umidade em forma de vapor gerado pelo corpo e, ao longo de um exercício físico, rapidamente saturaram o usuário, pois a umidade será condensada na parte interna.

Por outro lado, vestir roupas molhadas ou úmidas provoca calafrios e, como a transpiração não ocorre com a presença de água, é extremamente importante a secagem rápida.

Então, fique atento à sua vestimenta para não atrapalhar a termoregulação e ser impedido de entrar em algum lugar por estar com uma temperatura acima dos 37°C!

Você também vai gostar

Fitness

Termômetros da capital paulista registraram frio intenso na madrugada de domingo para segunda-feira

Condicionamento Físico

Confira 10 opções para ficar bem confortável, aquecido e ainda pronto para praticar as atividades físicas mesmo nos dias frios

Condicionamento Físico

Feitas de material sintético, as roupas utilizadas na prática de atividades físicas não devem ser lavadas junto com as demais

Fitness

Peças com muita respirabilidade, tecidos com elasticidade e um design funcional para que não deixe de treinar cardio mesmo com o frio

Sair da versão mobile