Conheça os cuidados que o corredor precisa ter após doar sangue

Você corre e doa sangue regularmente? Então descubra alguns cuidados importantes que o corredor precisa ter após doar sangue

doar sangue
Foto: Getty Images

Dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Quem doa sangue sabe a importância do gesto para quem está recebendo e o quanto de solidariedade e amor ao próximo está envolvido nesta ação. Além disso, ao doar sangue o doador ainda pode fazer um check-up básico da sua saúde com o resultado da amostra que o hospital/banco de sangue fornece.

“Quando há um grande acidente com muitas vítimas, ouvimos apelos para que as pessoas doem sangue. Entretanto, não só nessas situações devemos doar. Todos os dias, pessoas sofrem acidentes, passam por cirurgias, fazem tratamentos de câncer e outras doenças e precisam de transfusão de sangue ou de seus componentes (plasma e plaquetas). Os estoques dos bancos de sangue de todo o Brasil frequentemente estão “no vermelho”, provocando adiamento de cirurgias e deixando em risco muitas vidas, diariamente. Doar sangue é um ato voluntário e generoso com a vida”, explica a cardiologista, Fabiula Schwartz.

Tipos de doação

  • Sangue total – coleta de cerca de 450mL de sangue do doador
  • Aférese – essa técnica é feita para a doação de plaquetas, o sangue é coletado, centrifugado para separar as plaquetas e é reinserido na veia do doador.

Quais são as particularidades do corredor para doação de sangue? Confira abaixo:

 

 

Requisitos básicos para doar sangue

  • Portar documento oficial com foto
  • Estar bem de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais)
  • Pesar no mínimo 50Kg
  • Não precisa estar em jejum

Não pode doar sangue temporariamente pessoas com gripe, febre, grávidas, amamentando, tatuagem recente, que tenham recebido transfusão sanguínea há menos de um ano e outras coisas.

Procure o hospital ou banco de sangue mais próximo de você!

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você