Connect with us

O que você está procurando?

Condicionamento Físico

Quem dança seus males espanta! E ainda faz atividade física

Indicada a todas as faixas-etárias, excelente exercício físico e terapêutico: aproveite o Dia Internacional da Dança para mexer o esqueleto

Dança, a atividade que ajuda o corpo e traz bem estar
Foto: Shutterstock

Celebrado há quase 40 anos, o Dia Internacional da Dança é comemorado em 29 de abril e foi criado em 1982. Além de garantir muito prazer e bem estar, a dança ainda é uma ótima maneira de se movimentar em casa e manter o condicionamento durante o isolamento social.

“A dança traz muitos benefícios à saúde e ao corpo, como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico”, conta a dançarina e coreógrafa Tata Furtado.

“A dança é uma arte, mas também uma atividade física! A pandemia trouxe para muitas pessoas o sedentarismo. Você pode se divertir e também se exercitar. Ajuda o nosso corpo e a nossa saúde mental! Quando você dança, você conta a sua história! Do jeito que você quiser! A dança é liberdade, empoderamento e felicidade. Eu aprendi a me amar mais. De olhar meu corpo dançando e gostar do que via. Sempre falo que dançar nos ajuda a conhecer melhor o que sentimentos e quem nós somos! Amo e recomendo demais”, completa a bailarina Ramana Borba.

A especialista ainda reforça uma série de vantagens da atividade. “Cabe aos profissionais adaptarem os passos às limitações físicas de cada aluno. Além disso, é um exercício físico excelente que ajuda a ficar em dia com a balança. Dançar faz bem para o corpo, alma e à mente!”, diz Tata.

Ela também listou 4 modos de acrescentá-la aos treinos no dia a dia.

1) Favorece a perda de calorias. “Além de ser um excelente exercício, a dança ajuda a mulherada a ficar de bem e em dia com a balança. A zumba, por exemplo, é intensa e adequada, pois dançando pode-se eliminar até mil calorias em uma hora de aula”, diz.

2)Dançar é terapêutico. “A dança tem o poder de espantar os males, o estresse do dia a dia. Quando a pessoa se envolve com a dança, é quase imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar. Nos sentimos mais leves”, reforça.

3) Dançar tonifica os músculos. “Mover o corpo no ritmo de uma música, traz muitos benefícios à saúde e ao corpo, como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico. Mas detalhe, dependendo da sua idade, cabe aos profissionais adaptarem os passos às limitações físicas de cada aluno”, conta.

4) É indicado para todas as faixas etárias. Finalizando, Tata acrescenta que todos podem se lançar ao ritmo de boa música, seja jazz, rock, funk. “Em casa com a família ou até mesmo, quando pudermos voltar a se encontrar com os amigos, o importante é se divertir”.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Treinos

Outro motivo para mulherada aderir ao esporte no dia a dia

Advertisement

Você também vai gostar

Ganhar massa muscular

Especialista explica como fazer uma dieta de recomposição corporal de maneira simples e prática, com resultado em poucos meses

Condicionamento Físico

Físico estético da atriz vem chamando a atenção do público nas redes sociais

Emagrecimento

Descubra como aproveitar o verão para acabar com aquela barriguinha sem sofrer

Treinos

Educador físico apresenta quatro modalidades de exercícios que se encaixam em diferentes tipos de rotina. Saiba escolher o treino certo