Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Deixar de treinar nas férias atrapalha os resultados? Especialista responde

Treinador explica como o organismo reage à uma interrupção repentina das atividades físicas e de que maneira isso pode impactar os objetivos

treinar nas férias
Treinar nas férias: sim ou não? / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Deixar de treinar nas férias, até certo ponto, é algo normal. Afinal, convenhamos, é um momento de lazer e descanso, onde as atividades do cotidiano ficam em segundo plano. No entanto, será que essa atitude pode atrapalhar o condicionamento físico? Ou então atrasar aquele seu objetivo de emagrecer e ganhar massa muscular?

De acordo com o educador físico Jairo Lucheta, é muito mais fácil e rápido desconstruir um físico atlético do que construir. Ou seja, tudo aquilo que demorou meses para ser conquistado, pode ser perdido em apenas algumas semanas. Por isso, é importante sim treinar nas férias.

Para o especialista, uma semana sem treinar equivale a duas ou até três semanas de treino. Mas, tenha calma. Essa medida pode variar, dependendo do organismo e das individualidades de cada pessoa. E até mesmo da sua rotina durante as férias. Para quem treina intensamente, um descanso pequeno até pode ser benéfico. Mas, para a maioria das pessoas, a falta de treino só piora o condicionamento físico.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Sobre treinar nas férias, Jairo não tem dúvidas: “se você fica muito tempo parado, você pode voltar ao ponto inicial de quando começou a treinar. A pausa prolongada afeta o rendimento sobre a resistência aeróbia e a força muscular. Mesmo nas férias, mantenha pelo menos 20 minutos diários de atividade física”.

Além disso, não podemos negar que a maior inimiga de quem quer praticar exercícios físicos durante as férias é a preguiça. E, justamente por isso, Jairo nos ajudou a separar algumas dicas para não parar de treinar nas férias, confira:

  • Mesmo no projeto verão, crie metas pequenas, reais e atingíveis. Dessa maneira, você evita possíveis frustrações;
  • Exercite-se com prazer. Procure uma atividade que lhe traga satisfação;
  • Valorize o que você já conquistou e pense duas vezes antes de cometer exageros nas férias;
  • Inspire-se em pessoas que já conquistaram um físico que lhe agrada. Porém, evite comparações muito criteriosas. Cada pessoa tem seu próprio biotipo e condições específicas. Treinar nas férias é bom, mas, cuidado ao se cobrar;
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto