Muitos praticantes de musculação, ao se empolgarem com os resultados, acabam abraçando uma rotina intensa de treinos sem querer perder nenhum dia. Mas surge a dúvida: será que existe algum músculo que pode ser treinado diariamente sem prejuízo ao corpo? Afinal, treinar um músculo em excesso pode causar lesões e malefícios à área do corpo.
“O ideal é que haja uma periodização de treino, o que evita que isso aconteça ao máximo. Mas existem alguns músculos, que normalmente você ativa em todos os treinos, por exemplo: o abdômen. Ele faz parte do CORE, região central do corpo responsável pela estabilização do nosso tronco”, destacou em entrevista exclusiva para o Sport Life a personal trainer Fefa Pasini.
A especialista ressalta que o abdômen é ativado de forma indireta em praticamente todos os movimentos — desde exercícios específicos, como a prancha, até em treinos de braços e pernas.
Outro músculo que suporta estímulos frequentes é a panturrilha. “Outro músculo que também se recupera muito rápido e pode estar presente mais vezes na semana é a panturrilha. Até porque é um músculo já ‘acostumado’ com o grande volume de estímulo que recebe diariamente, como caminhar, subir escadas e etc”, acrescentou Pasini.
Contudo, isso não quer dizer que você possa exagerar no treino desses músculos. Eles suportam estímulos mais frequentes, todavia ainda precisam de descanso e têm limites.
Na prática, mesmo que alguns músculos como abdômen e panturrilha tolerem uma frequência maior, a recomendação continua sendo o treino estruturado, respeitando períodos de descanso. Assim, o corpo pode evoluir com segurança, sem comprometer o desempenho ou aumentar o risco de lesões.
Tempo que os músculos devem descansar
O tempo de recuperação varia conforme a intensidade do treino e as características individuais de cada pessoa, mas fatores externos também fazem diferença, como boa alimentação e qualidade do sono.
“No geral, é preciso em média de 24 até 72h para uma recuperação completa dos músculos. Para treinos mais intensos e que utilizam grupamentos musculares maiores, por exemplo: os treinos em membros inferiores, geralmente precisam da recuperação maior, que fica entre 48 e 72h. Já os músculos ‘menores’ tríceps e bíceps normalmente se recuperam antes de 48h”, explicou a especialista.