Ciclismo

Dia do Ciclista: quatro motivos para pedalar

Ciclismo é reconhecido por trabalhar vários grupos musculares

Dia do Ciclista - Shutterstock

19 de agosto é o Dia Nacional do Ciclista, cuja data foi escolhida em memória de Pedro Davison, ciclista atropelado em Brasília em 19 de agosto de 2006. Além disso, veja na sequência os quatro motivos para pedalar com a especialista técnica da Bio Ritmo Tatiana Roberta.

Os quatro motivos para pedalar no Dia do Ciclista

Melhora a saúde cardiovascular

“Pedalar melhora a saúde cardiovascular, fortalece o coração, pulmões e reduzem o risco de doenças crônicas. Considerada uma atividade de baixo impacto, é uma opção para quem possui problemas articulares e traz benefícios para saúde mental”, explicou.

Impacta na resistência muscular

Essa prática aumenta a tonificação muscular, ou seja, exige força. “Trabalhamos com carga e intensidade na bike, o que gera força. Também é possível ganhar massa muscular, porém vai depender mais da intensidade e formato do treino”, disse a profissional.

Baixo impacto

A sobrecarga baixa nas articulações é ideal para pessoas com restrições a exercícios de alto impacto ou com doenças e lesões articulares, como artrose e artrite. Ainda assim, não é um esporte livre de risco.

“Dores na coluna podem ocorrer caso não haja flexibilidade, além de um fortalecimento adequado da musculatura do core, o nosso ‘centro de força’. É importante se atentar a postura durante a prática e aliar o ciclismo com treinos de musculação contribui para evitar estes problemas”, falou.

Saúde mental em dia

“O ideal para um adulto saudável são 30 minutos de atividade, cinco dias por semana. Ou seja, a depender da necessidade de uma pessoa meia hora por dia de segunda a sexta pode bastar”, concluiu Tatiana Roberta.

Você também vai gostar

Fitness

Essa prática treina músculos do abdômen, assoalho pélvico, postura e respiração

Nutrição

Opção que controla a glicose no sangue e melhora a sensibilidade à insulina

Ciclismo

Estratégias eficazes otimizam a performance em treinos e competições

Fitness

As Olimpíadas de Paris 2024 influenciaram na escolha de uma vida física ativa

Sair da versão mobile