31 de agosto é o Dia do Nutricionista, data que homenageia a fundação da Asbran (Associação Brasileira de Nutricionistas) e que destaca o trabalho do nutricionista em prol de uma qualidade de vida. Nesse sentido, o nutricionista do programa “Vigilantes do Peso”, Matheus Motta, nos revelou três dicas importantes para uma vida leve.
3 dicas para uma vida leve
Novos comportamentos alimentares
“Ao ter essa compreensão, é possível criar estratégias para driblar maus hábitos. Deixar uma marmita pronta ou ter uma fruta à mão para a hora do lanche pode evitar ter que recorrer a comidas prontas ou produtos industrializados, que não são necessariamente saudáveis. Práticas simples no dia a dia, que fazem a diferença”, aconselha Matheus.
Respeito ao limite
A dificuldade cresce conforme o tratamento evolui. Não é clichê, ou seja, uma pessoa precisa respeitar aquilo que entrega no momento. Um profissional é quem determina os próximos “passos”.
“Quanto mais complicado for o objetivo, mais difícil vai ser começar ou mantê-lo. É importante definir metas que estejam ao seu alcance, sempre respeitando o próprio corpo e a rotina. Caminhar um pouco todos os dias é o primeiro passo para correr 5 km. No lugar de buscar resultados imediatos ou a perfeição, focar no processo pode facilitar a criação de um hábito saudável e duradouro”, garante o profissional.
Programação
“Para adotar novos hábitos e mantê-los sem desanimar , é preciso entender a rotina e se organizar de acordo com seus horários e compromissos. Programar as próximas refeições e já deixar pronta a lista antes de ir ao mercado ou marcar na agenda um tempo para praticar atividade física ajuda na evolução constante, e assim, o processo passa a fluir de maneira mais leve”, termina o nutricionista Matheus Motta.