Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Treinos

Caminhada é o suficiente para perder barriga? Entenda

É mais um mito desmistificado para boa performance de atletas

Caminhada
Caminhada - Shutterstock

Caminhada, um esporte democrático, com custo bem acessível. Afinal, a sua facilidade faz com que muitas pessoas “depositem” as suas esperanças para emagrecer. Mas, aí é que surge o questionamento para quem é iniciante: fazer caminhada ajuda a perder a gordura concentrada na barriga?

A resposta e demais conselhos para os iniciantes da caminhada

“Não. Fazer caminhada para quem está sedentário é o início de atividade física para conseguir melhorar a oxigenação e frequência cardíaca. No início, qualquer mexida no copo cheio derruba água, ou seja, qualquer movimento para quem está parado pode mudar algo, tirar um pouco da retenção hídrica ou algo do tipo”, disse com exclusividade para o Sport Life o preparador físico Cassio Fidlay.

“Logo após a pessoa estar condicionada a fazer a caminhada, o próximo passo é passar a fazer exercícios físicos mais intensos para aí sim pensar em perder gordura abdominal ou como dizem ‘perder a barriga’”, acrescentou o preparador.

Acréscimos

Outro detalhe frisado por Cassio é de que não existe tempo mínimo ou máximo de caminhada que garante o emagrecimento. Questões genéticas, fatores habituais, emocionais e a disciplina é que orientam como praticante deve cumprir a rotina. Ainda assim, o educador forneceu um exemplo.

“O mínimo que o corpo começa a entender que está trabalhando mais e começar a ativar a perda de gordura é de quatro a seis semanas em média. Antes disso, o corpo cria mais motoneurônios para saber e entender o controle de movimento. Aí daí pra frente é só seguir, errando cada vez menos e para acontecer o processo de emagrecimento”, explicou.

O Dr. Thiago Fratini é médico endocrinologista da “MedSculp Clínica”, detalhou que o exercício precisa proporcionar um déficit calórico e deu uma sugestão de “mistura” para acelerar os seus ganhos diários da caminhada.

“Qualquer tipo de exercício que induza a um déficit calórico, ou seja, gaste mais calorias do que consuma vai provocar a perda de peso e perda de gordura. Mas estudos recentes comprovam que para ter maior perda, o ideal é associar o exercício físico aeróbico (caminhada e corrida) com o exercício de força (musculação). Isso tanto para o homem quanto para a mulher”, garantiu.

Quais são as variações necessárias na caminhada?

“Comece caminhando em um lugar plano. Quando estiver fácil caminhar no plano, passe para um lugar um pouco mais íngreme e tente manter o mesmo ritmo que costuma fazer no plano. Isso faz com que você aumente sua intensidade sem ter estratégias malucas para caminhar”, finalizou Cassio Fidlay.

Dados

O NHS (Sistema Nacional de Saúde) britânico citou a necessidade de 150 a 300 minutos de exercícios físicos que aumentem a frequência cardíaca toda semana. Ou de 75 a 150 minutos de exercícios rígidos que fazem com que você respire com uma certa dificuldade.

SESC (Serviço Social do Comércio) São Paulo afirmou por meio de pesquisa em 2020, que a caminhada é a “preferida” de 46% dos idosos. 2.369 pessoas acima de 60 anos foram ouvidas nesse levantamento de janeiro a março desse ano antes do início da pandemia do coronavírus.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Saiba a quantidade mínima ideal para conseguir manter um padrão saudável

Nutrição

Endocrinologista explica que apostar nessas opções pode ajudar a emagrecer

Nutrição

Ainda assim, não esqueça que esse suplemento não é milagroso

Nutrição

A dieta equilibrada não deixa de ser fundamental nesta época

Nutrição

Fruto que ajuda na melhora do desempenho físico

Nutrição

Essa condição denota o "terror" do público da terceira idade

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Saiba a quantidade mínima ideal para conseguir manter um padrão saudável

Nutrição

Endocrinologista explica que apostar nessas opções pode ajudar a emagrecer

Nutrição

Ainda assim, não esqueça que esse suplemento não é milagroso

Nutrição

A dieta equilibrada não deixa de ser fundamental nesta época