Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Dia Nacional do Vinho: quem treina pode beber? Entenda

Entender os efeitos do vinho no nosso organismo ajuda a melhorar a performance

Dia Nacional do Vinho
Dia Nacional do Vinho - Shutterstock

O Dia Nacional do Vinho é celebrado em todo primeiro domingo do mês de junho. O objetivo desta data é valorizar a produção dessa bebida em território brasileiro, ou seja, apreciar a cultura vitivinícola. Ainda assim, há quem fique receoso com esse consumo e, principalmente, para aqueles que mantêm vida física ativa. Saiba na sequência se essa bebida é indicada para quem treina.

A relação da educação física com a bebida alcóolica no Dia Nacional do Vinho

“O consumo excessivo de vinho e álcool em geral pode interferir na oxidação de gordura, dificultando o processo de emagrecimento e o ganho de um físico melhor. O consumo abusivo de álcool prejudica o processo de hipertrofia, é muito calórico e facilita o ganho de gordura”, cita com exclusividade para o Sport Life o médico da MedSculp Dr. Gabriel Calabria.

Essa visão do doutor Gabriel reforça que se um sujeito ingerir bebida alcoólica, por três vezes na semana e aos fins de semana não terá condições de ter um potencial atlético. Mesmo com esforço redobrado nos treinamentos.

“Não existe uma forma de ‘compensar’ o excesso de álcool ingerido. O melhor é se conscientizar de que o álcool traz malefícios em médio e longo prazo para o sistema cardíaco, hepático, renal, intestinal e cerebral. Tudo bem consumir esporadicamente. A frequência e a quantidade são prejudiciais”, responde em contato com a reportagem a médica do esporte Dra. Mônica Bergamo.

Há de se lembrar das pessoas que vivem com intolerância ao álcool. “Dependendo da tolerância da pessoa ao consumo do álcool em praticante de exercício físico amador ou atleta de elite, isso pode comprometer o treino da pessoa no dia seguinte, o rendimento no trabalho, a construção de massa muscular”, detalha Gabriel.

Qual é a quantidade ideal de consumo de vinho para homens e mulheres?

“Quantidade não prejudicial para mulher até 200ml dia e homem duas taças. Até para reduzir o colesterol ruim pode ser benéfico”, sugere Calabria.

“Existem muitos pacientes que costumam cometer abuso no fim de semana. Porém, têm pacientes que ingerem apenas um dia. A questão é a quantidade, que se não for balanceada, vai acabar prejudicando da mesma forma especialmente no ganho de peso e resultado ruim, além de prejudicar a saúde como um todo”, pontua o profissional.

Outra curiosidade no Dia Nacional do Vinho

Resveratrol é o composto bioativo presente em frutas e legumes de cor roxa avermelhada, dispõe de componentes anti inflamatórios, melhora o colesterol, a saúde do coração e “reúne” substâncias antienvelhecimento e anti oxidantes. Embora possa influenciar no bem-estar e saúde de uma pessoa que consome vinho regularmente, existe uma precaução.

“Importante lembrar que o consumo da substância, mesmo positivo, quando aliada ao álcool deve ter moderação. Muitas pessoas suplementam o resveratrol, mas é importante usar o resveratrol do alimento ou da bebida, pois terá um efeito muito mais positivo e de melhor absorção do que o suplemento”, termina o médico Dr. Gabriel Calabria.

Dado

A Wine Intelligence se manifestou no ano de 2022 com a acusação de que mais de 50 milhões de brasileiros, isto é, cerca de 36% da população adulta brasileira consome vinho regularmente, porcentagem que equivale à dos Estados Unidos.

Além disso, a ABE (Associação Brasileira de Enologia) anunciou que desde 2017 o Brasil se destaca no consumo de vinhos. Já os dados da Ideal Consulting apontaram que em 2022 o tamanho desse mercado ficou em mais de R$ 400 milhões de garrafas.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Essa fruta costuma estar no cardápio de uma pessoa que quer emagrecer

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

Consumo que traz efeitos satisfatórios em longo prazo

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos

Nutrição

Outra tese para reforçar a preocupação na hora de "petiscar"

Saúde

Lembre-se que a paciência impacta na conquista de resultados

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Essa fruta costuma estar no cardápio de uma pessoa que quer emagrecer

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

Consumo que traz efeitos satisfatórios em longo prazo

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos