Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

3 dicas para evitar doenças vasculares durante a pandemia

Os casos de doenças vasculares nos pacientes mais jovens aumentaram durante o período de isolamento social

3 dicas para evitar doenças vasculares durante a pandemia
Foto: Shutterstock

O sedentarismo e alteração dos hábitos alimentares são os principais fatores que contribuíram ao aumento da incidência de doenças vasculares nos pacientes mais jovens durante o período de isolamento social. Alertamos que a doença aterosclerótica e a trombose venosa profunda (TVP) são as principais patologias agravadas por estas mudanças no estilo de vida.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a incidência de TVP é de 60 casos a cada 100.000 pessoas de até 50 anos de idade. E, nesta mesma faixa etária, a incidência de trombose arterial, por aterosclerose, é de 1.000 casos em 100.000 pessoas. “Por isso, durante o período de isolamento social, é importante manter uma rotina saudável. É recomendada uma alimentação rica em fibras, com pouca gordura e sódio, evitar excesso de carboidratos e açúcares. Também é indicado beber bastante água, evitar bebidas alcoólicas e tabagismo”, alerta Fernanda Federico, cirurgiã vascular da Clínica Leger .

Segundo a médica, a obesidade, o uso de anticoncepcionais, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e questões genéticas também são fatores que podem provocar o surgimento e o avanço das disfunções vasculares. “A necessidade de isolamento social fez também com que muitas pessoas deixassem de fazer o acompanhamento médico das patologias vasculares crônicas e, desta forma, aumentaram as complicações destas doenças”, diz Fernanda Federico.

A seguir, três dicas importantes da cirurgiã vascular, na prevenção de doenças desta natureza durante o isolamento social na pandemia

1) Exercícios físicos regulares são recomendados, mesmo dentro de casa. Caminhadas, alongamentos, principalmente das panturrilhas, exercícios na ponta dos pés com extensão e flexão, são importantes para evitar o comprometimento da circulação.

2) Pessoas em home office permanecem longos períodos sentadas e é recomendado pausas regulares e caminhadas para evitar a estase sanguínea nas pernas. O uso de meia elástica, prescrita por um médico, é importante para evitar edema, cansaço e dor nas pernas, além de evitar TVP em pessoas com fatores de risco.

3) Mesmo que não exista doenças vasculares pré-existentes, sinais como dor, inchaço, frialdade ou vermelhidão, mudança na temperatura nas pernas e pés, são potencialmente graves e é indicada uma avaliação médica especializada para evitar complicações circulatórias.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Mais um tema de interesse público, que reforça os danos desse estilo de vida

Saúde

Lembre-se que a paciência impacta na conquista de resultados

Fitness

Pesquisa aponta que a maioria das pessoas não consegue dar continuidade aos planos traçados no réveillon

Saúde

A constância é o que garante uma vida física satisfatória