Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Dicas para quem corre à noite ou no começo do dia

Correr à noite ou antes do amanhecer provoca algumas mudanças no organismo. Veja o que você deve fazer caso precise treinar nesses períodos.

Pessoa correndo
Foto: Shutterstock Images
[PAGE TITLE]
Pessoa correndo

Foto: Shutterstock Images

Noite é feita para descansar, dia é feito para se exercitar. Você deve ouvir algo parecido quando o assunto é o melhor período para correr. O normal é o corpo não se sentir estimulado ao anoitecer. Quando os olhos captam a baixa luminosidade ao cair da noite, a glândula pineal, localizada no cérebro, começa a produzir melatonina, substância que regula o ciclo do sono, chamado de circadiano. É ela, portanto, que faz com que você durma.

Se você não respeita essa tendência natural do organismo, quebrando esse ciclo ao impedir que o sono tome conta do corpo, é provável que não haja descanso e, assim, seu rendimento caia. O que fazer, então, se você está no time de corredores que não têm outro horário para treinar a não ser o período noturno?

Perdas e ganhos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo o também treinador de corrida Marcos Paulo Reis, diretor da assessoria esportiva de mesmo nome, em São Paulo, o horário adequado para correr é aquele em que você consegue fazer isso. Se você pode correr à noite, por exemplo, então não há alternativa.“O importante é você incorporar o treinamento em sua rotina de alguma forma. Melhor correr à noite do que ficar parado.”, diz ele.

+Treino para aumentar o VO² max: o 30-20-10

De fato, quem pratica corrida, seja a hora que for, colhe muito mais benefícios do que um sedentário, por exemplo, sujeito a problemas cardíacos ou à obesidade. Uma receita simples para minimizar os efeitos prejudiciais da corrida noturna sobre o corpo é descansar pelo menos 20 min no horário do almoço. Se possível, tirar um cochilo. Para Dutra, o ideal seria correr até às 18 horas. “Assim, o treino é finalizado entre 19 horas e 19h30, dando tempo para o organismo se preparar para o repouso.”

Advertisement. Scroll to continue reading.

E o que dizer, então, daqueles que madrugam para correr? Se você teve uma boa noite de sono, de pelo menos sete horas, isso é até uma vantagem. “Além de dar maior disposição para enfrentar o dia que está por vir, a corrida praticada bem cedo ajuda a emagrecer por provocar a aceleração do metabolismo, até então lento devido ao período de sono, já que é necessário produzir energia a partir de então”, diz Thiago Cardoso, treinador e diretor da Next Run, assessoria esportiva de Brasília (DF). Outra vantagem em correr cedinho: a temperatura está amena, o que ajuda no bom rendimento e é mais confortável no verão.

Comer para correr

Macarrão

Foto: Shutterstock Images

Quem corre à noite ou bem cedo também deve ficar atento à alimentação. A regra é simples quando se pratica uma atividade física, inclusive corrida em horários alternativos: a refeição antes do treino deve ser feita com 20 min ou 30 min de antecedência. Os alimentos mais indicados são os que fornecem carboidrato, nutriente que se converte em glicose e, na sequência, em energia para o músculo.

+Carboidrato: herói ou vilão?

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Mindfulness é fundamental para garantir um bom rendimento na atividade física

Nutrição

Descubra como manter uma dieta equilibrada durante todo o ano, sem abrir mão de ingredientes saborosos

Nutrição

Veja como alguns ingredientes podem desempenhar um papel importante no organismo

Nutrição

Descubra como a especiaria pode auxiliar a realização de exercícios físicos regulares