Saúde

Dieta influencia na pele saudável; saiba mais

Outro motivo para manter-se em dia com a alimentação leve

Pele saudável - Shutterstock

Você é aquilo que você come. Provavelmente você já deve ter ouvido esse ditado, não é mesmo? Saiba que isso é a pura verdade e a prova é a tese desenvolvida pela dermatologista Dra. Ana Maria Pellegrini e a nutróloga Dra. Marcella Garcez, que afirma que a dieta influencia na pele saudável.

Veja como a dieta influencia na pele saudável

“Dietas menos inflamatórias diminuem a degradação do colágeno, uma proteína que mantém nossa pele mais firme. Recomendamos frutas ricas em antioxidantes, verduras, legumes e proteínas”, disse a Dra. Ana Maria.

Essa dermatologista relatou que a radiação solar é o fator extrínseco para o envelhecimento da pele, mas o tabagismo, alcoolismo, stress, sedentarismo, poluição e alimentos com alto índice glicêmico e ultraprocessados também impactam no processo de envelhecimento da pele.

Sendo assim, a principal recomendação é se afastar do excesso de açúcar, que indubitavelmente pode causar inflamação. “Refrigerantes à base de coca, glúten para pacientes que têm sensibilidade e ultraprocessados ricos em gordura saturada também promovem inflamação”, completou Pellegrini.

São os ricos em açúcar adicionado, como doces e guloseimas, os ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, como os alimentos gordurosos de origem animal, fast foods, frituras de imersão, produtos de panificação, carnes processadas, como os frios e embutidos, alimentos industrializados ultraprocessados, como refrigerantes, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, consumo excessivo de sal, bebidas alcoólicas e cafeinadas. Todos devem ser consumidos com muita parcimônia”, confirmou a Dra. Marcella.

Então, o que se deve priorizar em prol da pele saudável?

“Dietas menos inflamatórias diminuem a degradação do colágeno, uma proteína que mantém nossa pele mais firme. Recomendamos frutas ricas em antioxidantes, verduras, legumes e proteínas”, complementou Garcez.

A importância da hidratação para pele saudável

“A hidratação adequada e o consumo de água têm um impacto significativo no aspecto da pele, especialmente quando se trata de retardar os sinais de envelhecimento. A água desempenha um papel fundamental na saúde e na aparência da pele, porque a água é essencial para manter a pele hidratada, que ajuda a manter sua elasticidade, importante para evitar a flacidez e a perda de firmeza cutânea. A água também ajuda o organismo a eliminar toxinas e resíduos, além de regular a temperatura corporal e a circulação sanguínea, o que pode influenciar a saúde e o aspecto da pele”, finalizou a Dra. Marcella Garcez.

Você também vai gostar

Nutrição

Essa parte dos alimentos, quando comestíveis, pode oferecer muitos nutrientes

Nutrição

Outra dica para quem não vive sem chocolates

Saúde

Outro motivo para se ver distante do tabagismo

Saúde

Saiba o que é preciso antes da realização desse procedimento

Sair da versão mobile