Nutrição

Dieta para emagrecer: 3 truques para cortar calorias sem passar fome

Criatividade e disposição são os segredos da constância no processo de perda de peso

Dieta para emagrecer / Foto: Shutterstock

Fazer dieta para emagrecer, para muitas pessoas, é praticamente um sinônimo de sofrimento. Afinal, sabemos que, para eliminar o excesso de gordura corporal, é necessário permanecer em déficit calórico, ou seja, consumir menos energia do que se gasta. E, obviamente, isso não é algo confortável para o organismo.

Mas, o lado ruim de uma dieta para emagrecer não deve passar de simples desconfortos, principalmente no início. Engana-se quem pensa que, para diminuir o consumo calórico é necessário passar fome e sofrer.

“A chave para superar o tédio alimentar é preparar refeições saborosas, saudáveis e variar os alimentos e a forma de preparo”, indica Adriana Stavro, Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo.

Dessa maneira, a especialista nos ajudou a levantar alguns truques simples para fazer uma boa dieta para emagrecer, sem precisar passar fome. Confira:

Como fazer uma boa dieta para emagrecer

1. Capriche no modo de preparo

Grelhar é um método de cozimento muito popular. De acordo com Stavro, isso proporciona um sabor mais robusto a carnes, vegetais e até a algumas frutas. O importante é mesclar outros tipos de preparo para não enjoar da comida. A nutricionista explica que também é possível assar, refogar e usar marinadas à base de vinagre e azeite para deixar a dieta mais saborosa.  

2. Varie os ingredientes

“Preparar carnes, vegetais e grãos com ervas e especiarias criam refeições incríveis com sabor fabuloso”, conta a especialista. Segundo ela, é possível desfrutar de uma variedade de vinagres para deixar a dieta saborosa sem que isso implique em muitas calorias adicionais. “Os molhos vermelhos são uma ótima maneira de destacar o sabor de carnes, grãos e vegetais”, completa.

3. Aposte em temperos naturais

Para comidas salgadas é possível adicionar algumas especiarias como cominho, pimenta preta, cúrcuma e ervas frescas. De acordo com Stavro, elas ajudam a temperar melhor a comida e deixar a dieta saborosa. Já em pratos doces é possível incluir canela e noz-moscada, por exemplo. Excelentes complementos para realçar o sabor de iogurtes e frutas. Baunilha, limão e amêndoas também são alguns ingredientes que combinam com alimentos doces.

Você também vai gostar

Emagrecimento

A constância influencia na conquista de um resultado positivo de emagrecimento

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia

Começar a correr

Especialista em fisiologia do exercício e nutrição esportiva, André Della Creche explica como iniciar os treinos na academia e se manter firme na atividade...

Saúde

Nutrólogo indica quais atitudes podem te ajudar a preservar os músculos durante a queima de gordura

Sair da versão mobile