Nutrição

Dieta rica em açúcar adicionado pode aumentar pedras nos rins, diz estudo

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Dieta rica em açúcar adicionado - Shutterstock

Açúcar não é tão bem quisto quando o assunto é emagrecer, não é mesmo? Pior ainda quando a ciência descobre os seus agravantes para saúde. Nesse sentido, o estudo liderado por seis pesquisadores chineses e um sueco define que a dieta rica em açúcar adicionado pode aumentar pedras nos rins.

O estudo sobre dieta rica em açúcar adicionado

A análise contou com mais de 28.000 adultos estadunidenses. E aqueles que consumiram mais energia de açúcares adicionados apresentaram em média 39% mais chances de desenvolver pedras nos rins em comparação com quem consumiu pouca quantidade de açúcares adicionados.

O que é açúcar adicionado?

Aparecem na preparação de alimentos e bebidas, como açúcar de cana, beterraba, mel, melaço, melado, rapadura, caldo de cana, extrato de malte, sacarose, glicose, frutose, lactose, dextrose, açúcar invertido, xaropes e maltodextrinas.

Os comentários da especialista

“Esse estudo serve como um grande conjunto de dados com boa credibilidade e inclui um grupo relativamente representativo de pessoas nos Estados Unidos. Desse ponto de vista, o estudo é importante porque documenta o que temos dito aos pacientes. Para evitar esse tipo de adição de açúcar”, afirma a nefrologista Dra. Carolina Reigada.

A doutora ainda recorda que os açúcares adicionados causam ganho de peso aumentado, o que se relaciona com a pressão alta, resistência à insulina, síndrome metabólica e diabetes, considerados fatores de risco para aumento das taxas de cálculos renais.

“Em geral, as mudanças na dieta que auxiliam na saúde dos rins também estão associadas à diminuição das taxas de cálculos renais”, termina a médica.

Você também vai gostar

Fitness

Proposta que serve tanto para o início quanto sequência do ano

Nutrição

Lembre-se que tudo ainda depende de um equilíbrio com vida saudável

Nutrição

Outro tema que depende da forma de consumo

Nutrição

Outro motivo para apostar no consumo equilibrado desse alimento

Sair da versão mobile