Açúcar não é tão bem quisto quando o assunto é emagrecer, não é mesmo? Pior ainda quando a ciência descobre os seus agravantes para saúde. Nesse sentido, o estudo liderado por seis pesquisadores chineses e um sueco define que a dieta rica em açúcar adicionado pode aumentar pedras nos rins.
O estudo sobre dieta rica em açúcar adicionado
A análise contou com mais de 28.000 adultos estadunidenses. E aqueles que consumiram mais energia de açúcares adicionados apresentaram em média 39% mais chances de desenvolver pedras nos rins em comparação com quem consumiu pouca quantidade de açúcares adicionados.
O que é açúcar adicionado?
Aparecem na preparação de alimentos e bebidas, como açúcar de cana, beterraba, mel, melaço, melado, rapadura, caldo de cana, extrato de malte, sacarose, glicose, frutose, lactose, dextrose, açúcar invertido, xaropes e maltodextrinas.
Os comentários da especialista
“Esse estudo serve como um grande conjunto de dados com boa credibilidade e inclui um grupo relativamente representativo de pessoas nos Estados Unidos. Desse ponto de vista, o estudo é importante porque documenta o que temos dito aos pacientes. Para evitar esse tipo de adição de açúcar”, afirma a nefrologista Dra. Carolina Reigada.
A doutora ainda recorda que os açúcares adicionados causam ganho de peso aumentado, o que se relaciona com a pressão alta, resistência à insulina, síndrome metabólica e diabetes, considerados fatores de risco para aumento das taxas de cálculos renais.
“Em geral, as mudanças na dieta que auxiliam na saúde dos rins também estão associadas à diminuição das taxas de cálculos renais”, termina a médica.