Um dos segredos para uma vida saudável é ter boas noites de sono. Dormir bem contribui para a melhora do metabolismo, ter disposição e prevenir doenças crônicas. “Uma noite de sono mal dormida pode aumentar a necessidade do corpo por insulina em até 30% de um dia para o outro. É como ter comido um prato de macarrão, levando a ganho de peso em longo prazo. Pessoas que dormem menos de 7h às vezes não se sentem cansadas com a falta de sono. Contudo, elas já apresentam alterações associadas a baixa qualidade do sono”, observa Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês.
Em pesquisa desenvolvida por cientistas da Endocrine Society, dormir pouco também pode aumentar o risco de osteoporose e de fraturas. O motivo seria que, sem o sono adequado, o esqueleto humano acaba não se renovando. Outros estudos apontam que a apneia do sono (um distúrbio grave, mais associado a obesidade) também poderia levar à osteoporose.
Como dormir melhor?
O endocrinologista Renato Zilli elaborou algumas dicas sobre como aproveitar melhor a noite para colocar o sono em dia
- Tente acalmar a mente ao deitar, foque no corpo ou nos movimentos da respiração.
- Evite gorduras e carboidratos simples à noite, eles alteram o sono e quanto mais tarde forem ingeridos, maior tende a ser a interferência no padrão do sono.
- Aromas como lavanda produzem comprovadamente relaxamento na hora de dormir.
- Dormir com a tv ligada comprovadamente engorda, procure deixar o quarto todo escuro e sem ruído.
- Diminua a luminosidade da casa 1h antes de dormir, atualmente os celulares já vem com essa função. Ficar de olho no celular com tela muito clara dificulta o início do sono.
- Ingira a última xícara de café até após o almoço, pois a cafeína fica no sangue por 9 horas.
- Crie uma rotina com horário certo para dormir.
- Prefira fazer atividade física pelo menos 3 h antes de dormir.