Emagrecimento

É possível emagrecer sem deixar de beber cerveja? Entenda

Confraternizações de fim de ano podem atrapalhar a dieta

Chopinho - Shutterstock

Muitas pessoas pensam que é necessário fazer várias renúncias quando lança o objetivo de emagrecer, ou seja, logo vem em mente o abandono do consumo de bebida alcóolica. No entanto, não precisa ser radical ao ponto de excluir aquela bebida do fim de semana. Então, como faz para emagrecer sem abrir mão do chopinho e da cerveja?

É possível emagrecer sem deixar de beber cerveja?

Quem defende a ideia é a nutricionista do aplicativo de saúde integrada Personal Virtual Mariana Gomes. “Cortar por completo hábitos que nos fazem felizes – seja um alimento ou uma bebida- pode ser insustentável a longo prazo e causar frustração na pessoa que deseja ver o número na balança diminuir”, argumenta.

Vale lembrar que um processo de restrição de forma exagerada acarreta o “efeito rebote”, cujo resultado denota a vontade incontrolável de consumir alimentos prazerosos e pode causar compulsão e, consequentemente, o ganho de peso.

A alternativa é não exagerar no chopp na hora do happy hour com a galera ou em qualquer outro momento de descontração. “É claro que não podemos exagerar, principalmente quando falamos de álcool que, além de prejudicar os resultados da balança, também fazem muito mal para a saúde, mas as pequenas exceções existem e fazem até bem”, explica Mariana.

Restrição x compulsão: os riscos de se privar

O estudo recente da Unisinos acusou que as restrições impostas na dieta não resumem-se ao “efeito rebote”, mas favorece as consequências psicológicas, exemplos: perda de autoestima, mudanças drásticas e repentinas de humor.

Mariana também explica que o efeito psicológico, os episódios de compulsão alimentar, impactam diretamente na aparência do corpo, podendo levar ao ganho de peso repentino. “Dietas restritivas não são recomendáveis, pois, apesar de gerarem resultados rápidos, elas não são saudáveis e muito menos sustentáveis. Ou seja, não podem ser mantidas a longo prazo e, em geral, os resultados delas desaparecem tão rápido quanto aparecem”, reitera Gomes.

“Se sua vontade for beber um choppinho, ou uma cerveja, no happy hour, mate sua sede. A dica principal é: repense as quantidades; em vez de beber três chopps, opte por beber apenas uma e sem deixar de beber água junto”, completa.

Como aliviar os efeitos do álcool sobre o corpo

Além de maneirar nas quantidades, outra dica dada pela profissional é não beber de estômago vazio. “Beber sem ter se alimentado, principalmente para quem treina e deseja ganhar massa muscular, é um grande erro. Pois o corpo vai entrar no processo que chamamos de catabolização”, explica Mariana.

Outros prejuízos da ingestão de bebidas alcoólicas são as desidratações do corpo e o impedimento da síntese de proteína, que é fundamental para o ganho de massa muscular. Sendo assim, reveze o consumo de álcool com bons goles de água.

Volte a rotina

Outra dica para aproveitar os eventos sociais sem prejudicar os resultados obtidos na academia e na reeducação alimentar é voltar ao plano alimentar logo depois.

“Se você tomou um chopp ou comeu alguma coisa fora da dieta no sábado à tarde, por exemplo, volte para a rotina na próxima refeição, não é preciso esperar a segunda-feira chegar. É preciso manter o foco e voltar à rotina saudável, apesar das pequenas escapadas”, finaliza a nutricionista.

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Treinos

É um tipo de conselho que pode impactar a performance do praticante

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Sair da versão mobile