Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Saúde mental pode sabotar seu projeto verão; entenda

Educador físico revela cinco pontos cruciais do emagrecimento que são diretamente afetados pela mente

Boa forma física e saúde mental
Boa forma física e saúde mental - Shutterstock

“Uma mente sã num corpo são”. Essa frase do poeta romano Juvenal reflete o quão a boa forma física depende da saúde mental, ou seja, essa dependência não está na teoria e reflete na prática. Dessa forma, uma alimentação saudável e exercícios físicos são pontos essenciais na busca desse equilíbrio para manutenção da rotina tanto pessoal quanto profissional.

Essa dependência descrita anteriormente consta até em definições da OMS (Organização Mundial de Saúde), que apontou a qualidade de vida com a essência do bem-estar físico e mental. Resumidamente, qualidade de vida é conjunto de condições que contribuem para o bem-estar de uma pessoa na sociedade.

Com auxílio da tecnologia, há vários tutoriais no YouTube e aplicativos para auxílio desse modo de vida, caso do app Personal Virtual, desenvolvido pela dupla de amigos José Corbini e João Augusto Gouvêa, que, inclusive, mostrou cinco pontos da relação do bem-estar físico com mental.

“Manter-se em forma vai muito além da estética. Exercitar-se regularmente e adotar um estilo de vida saudável é uma questão de saúde, não só física, mas emocional também”, comentou José Corbini, educador físico e cofundador do Personal Virtual.

Como a saúde mental pode atrapalhar o desempenho físico

1 – Oito horas

A pequena quantidade de sono acarreta em ganho de peso. Além do mais, a insônia é forte aliada da depressão e ansiedade. Saiba qual é o limite de sono ideal para garantir a produtividade e a desvantagem de descansar o mínimo possível. “Dormir ao menos 8 horas por noite é muito importante por diversas razões, sendo o controle do apetite uma delas. Ainda, dormir pouco pode levar a perda de produtividade e dificulta a recuperação muscular entre as pessoas que buscam o ganho de massa magra”, relatou Corbini.

2 – Sono constante

O esgotamento desmotiva a prática de atividades físicas, ou seja, é o sério fator para desestimular as pessoas a praticarem atividades físicas. Se a pessoa estiver sempre indisposta, nunca se moverá o suficiente para se exercitar. “Uma pessoa que dorme poucas horas é quase sempre uma pessoa sedentária, pois ela dificilmente terá energia suficiente para manter uma rotina de exercícios. Sendo assim, é preciso dormir o bastante para se manter ativo no dia a dia”, reiterou.

3 – Equilíbrio de refeições

“A virtude consiste em saber encontrar o meio-termo entre dois extremos.” Essa frase do filósofo grego Aristóteles denota o que deve ser feito na hora das refeições. Comer pouco de maneira exagerada ocasiona uma perda de peso nada comum e de forma excessiva eleva o peso de maneira preocupante.

“Comportamentos obsessivos em relação à comida podem ser sinais de transtornos, que requerem atenção especializada. Além disso, eles impactam diretamente o corpo. Por exemplo, ao restringir a ingestão alimentar por tempo prolongado, o metabolismo pode desacelerar permanentemente. Futuramente, isso pode causar dificuldade no ganho de massa muscular e na perda de gordura”, alertou Corbini.

4 – No stress

O cortisol é conhecido como hormônio do estresse e se estiver em excesso no corpo, acelera o acúmulo de gordura no organismo e enfraquece a eficiência do processo de emagrecimento. “O cortisol é um grande inimigo da boa forma física e, claro, da saúde mental. Sendo assim, é ideal tentar reduzir o nível de estresse do dia a dia a fim de garantir uma melhor relação corpo e mente”, disse.

5 – Atividades constantes

Movimentar seu corpo no dia a dia pode ajudar na hora de atingir a plenitude no que diz respeito à saúde mental. Estudos dizem que basta uma caminhada simples para aliviar o estresse cotidiano.

“Incluir ao menos alguns minutos de atividade física na rotina traz grandes benefícios a curto, médio e longo prazo. É essencial para o corpo e para a mente se manter em movimento”, concluiu.

Fonte: José Corbini, educador físico e cofundador do Personal Virtual.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação