Resumidamente, cirurgia bariátrica é o procedimento para tratar casos de obesidade grave, o que ficou conhecido como “redução de estômago”. Ainda assim, todo cuidado é necessário tanto antes quanto depois e dessa forma a médica especializada em nutrologia Dra. Renata Domingues vai citar os quatro fatores para o ganho de peso após cirurgia bariátrica.
Entenda os quatro fatores para o ganho de peso após cirurgia bariátrica
Má adesão à dieta
Voltar a consumir alimentos ricos em calorias, açúcares e gorduras.
Sedentarismo
Falta de exercício físico regular, essencial para a manutenção do peso perdido.
Comportamentos emocionais
Comer em resposta a stress, ansiedade ou depressão.
Alterações anatômicas
Dilatação do estômago ou mudanças no sistema digestivo que permitem maior ingestão de alimentos.
Diferenças entre mulheres e homens
Mulheres e homens respondem de várias maneiras à cirurgia bariátrica e à nutrição pós-operatória devido a diferenças hormonais, composição corporal e necessidades nutricionais específicas.
Sendo assim, se estiverem em idade fértil, mulheres podem necessitar de maior suplementação de ferro e cálcio. A Dra. Renata Domingues acrescentou que as mulheres podem ter a taxa de perda de peso menor em comparação aos homens por conta das diferenças hormonais e metabólicas.
Hormônios
A cirurgia bariátrica pode afetar os níveis hormonais, impacta hormônios como a insulina, leptina e grelina, que regulam o apetite e o metabolismo. Alterações desses hormônios melhoram as condições da resistência à insulina e a síndrome dos SOP (Ovários policísticos). Monitorar e ajustar os níveis hormonais é essencial para manter os resultados da cirurgia e a saúde metabólica.