Estresse pode atrapalhar processo de emagrecimento
Você está comendo direitinho e se exercitando regularmente, mas, mesmo assim, continua tendo dificuldades para emagrecer? O problema pode estar na sua mente
Para aqueles que desejam emagrecer com saúde e alcançar um corpo bem delineado, a atividade física pode não ser o suficiente para alcançar essa meta. Além dos fatores fisiológicos, deve-se prestar atenção aos nível de estresse, que, se estiverem alto, atrapalharão o processo de emagrecimento.
De acordo com a endocrinologista Suzikelli Lisboa Souza, especialista em avaliação hormonal e metabólica, isso ocorre porque diante de uma situação de estresse crônico, as terminações nervosas que estão localizadas no tecido branco adiposo – responsáveis por manter a capacidade de lipólise (quebra das células de gordura) e o bom funcionamento do metabolismo celular do organismo – ficam comprometidas.
Com isso, há um aumento do cortisol e um consequente aumento da gordura abdominal. “E o aumento de gordura visceral significa aumentar a pressão arterial e o risco de diabetes, quer dizer, uma série de implicações acontece por conta do seu aumento”, complementa.