Exercícios em casa: dicas valiosas para manter a rotina de treinos

Não pare os treinos! Confira algumas dicas para realizar as atividades, cuidar da saúde e manter a rotina nos exercícios em casa

Exercícios em casa: dicas valiosas para manter a rotina de treinos
Exercícios em casa: dicas valiosas para manter a rotina de treinos

Mesmo com a reabertura dos parques e academias, muita gente segue a rotina de exercícios em casa — e planejamento é tudo para realizar essas atividades e continuar cuidando da saúde. Muitos treinadores continuam compartilhando seus conhecimentos on-line por meio de aulas ao vivo ou planos de treinamento. Mas existem também diversos aplicativos, gratuitos ou pagos, com treinos diferentes para cada nível de praticante. Qualquer auxílio por meio da tecnologia é válido para se motivar a manter a rotina de exercícios. Mas é importante ter alguns cuidados!

“É possível perder peso fazendo exercícios em casa. Com um treino de 30 a 45 minutos diários, mais o controle das calorias ingeridas, conseguimos ter uma ótima perda de peso e melhora no condicionamento cardiovascular. Mas, para isso, é preciso ter a orientação de profissionais capacitados, que vão saber indicar o treino específico”, explica o preparador físico Willian Oliveira. E, para prevenir lesões, atenção às cinco dicas dadas pelo ortopedista Layron Alves, especialista em ombro e cotovelo e sócio da Clínica LARC, em São Paulo.

Não pule o aquecimento

“Antes de começar a rotina de exercícios em casa é preciso se aquecer para preparar e adaptar o corpo para os exercícios e, assim, evitar lesões, e trazer mais resistência e força para o organismo”, indica o ortopedista. Cerca de 10 minutos movimentando o corpo e usando cargas mais leves do que as do treino são suficientes para aumentar a temperatura corporal e preparar os músculos para os exercícios intensos. 

Use roupas adequadas nos exercícios em casa

Não aposente o look da academia: use-o em casa também! Utilize roupas leves, peças que não limitem os movimentos do corpo, além de um bom tênis para absorver o impacto das atividades.

Respeite o seu nível

Se você era iniciante quando frequentava a academia, nem pense em tentar pegar mais pesado em casa. “Exigir demais do seu corpo pode colocar sua saúde em risco”, destaca Layron. Se o hábito de praticar exercícios pesados já existia anteriormente, a intensidade pode ser mantida em casa, mas com cuidado para realizar os movimentos como foram aprendidos e parando caso sinta alguma dor ou desconforto.

Tenha cuidado na hora de adaptar objetos nos exercícios em casa

Se puder, prefira adquirir equipamentos adequados de treino, como pesos, elásticos, colchonetes e bancos. Alguns objetos de casa conseguem ajudar nos exercícios, como garrafas pet com pedrinhas, uma cadeira e até uma mochila. Contudo, fique atento se o objeto aguenta o seu peso, coloque um tapete ou um colchonete na hora de realizar exercícios no chão e tenha atenção aos itens improvisados para não colocar uma carga maior do que o ideal. Mas, antes de começar, afaste móveis e objetos que possam quebrar ou aumentar o risco de lesões.

Cuide da sua alimentação

Assim como a dieta balanceada fazia a diferença nos treinos na academia ou nas corridas de rua, o mesmo acontece em casa. Aliás, a alimentação merece atenção redobrada, uma vez que o corpo acaba se movimentando menos quando permanecemos em casa. “Independentemente do tipo de atividade física, é essencial ter uma alimentação adequada com proteínas, cálcio e outras vitaminas. Além disso, procure ter uma boa noite de sono e aposte no consumo de água antes e depois do treino, pois ela garante a reposição de líquidos perdidos”, indica Layron.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você