Certamente você já deve ter reparado que um lado do seu corpo é mais forte do que o outro, ou que é mais fácil se equilibrar na perna esquerda do que na direita e vice-versa. Isso acontece, pois nosso corpo é separado por “metades” independentes uma da outra. Para que ambas as partes estejam em harmonia é preciso trabalhá-las com exercícios de equilíbrio. Para isso, separamos alguns exercícios incríveis que podem te ajudar nessa missão.
Veja abaixo cinco exercícios que vão aumentar o seu equilíbrio. Preparado? Vamos lá:
-
-
EXERCÍCIO 1: Para começar, nesse primeiro exercício vamos trabalhar tanto a parte inferior, quanto a superior nos músculos que envolvem tarefas diárias de pegar, levantar e mover. É muito importante você se lembrar de manter a coluna reta e alinhada com o braço que se levanta. Não deixe que o joelho e o tornozelo se desalinhem para evitar algum tipo de estresse na região. Já na posição correta, faça 3 séries de 15 repetições de cada lado (Foto: César Lloreda)
-
-
EXERCÍCIO 2: Agora, esse exercício é bem parecido com o primeiro, entretanto, você terá que utilizar mais o peitoral, tríceps e deltoides. Concentre-se no movimento, lembrando que a borracha deve estar na altura do peito respeitando o sentido para onde você fará a força. Faça 3 séries de 15 repetições de cada lado e passe para o próximo exercício. (Foto: César Lloreda)
-
-
EXERCÍCIO 3: E vamos ao agachamento! Esse exercício irá te ajudar a melhorar a posição da sua coluna ao levantar um peso considerável e ao mesmo tempo, vai fortalecer seus músculos na região das nádegas e quádriceps. Nesse movimento, é essencial que você mantenha a coluna reta impedindo que ela se incline para frente evitando lesões na lombar. Novamente, faça 3 séries de 15 repetições (Foto: César Lloreda)
-
-
EXERCÍCIO 4: Neste penúltimo exercício, vamos trabalhar o equilíbrio dinâmico que é fundamental para aqueles momentos do dia a dia em que somos pegos de surpresa ao tropeçar e provavelmente, dar de cara com o chão. Funciona assim: primeiro você apoia a mão que ficará parada na bola. Com a outra mão você fará o movimento de remo e ao mesmo tempo, levante a perna oposta do movimento para que consiga se equilibrar. Não precisa levantar muito a perna, mas tente deixá-la o mais alinhada possível com a sua coluna. Faça 3 séries de 15 repetições (Foto: César Lloreda)
-
-
EXERCÍCIO 5: Quer ganhar mais força na região do tórax? Então chegou no exercício certo! Apoie suas mãos em uma superfície e, se quiser dar mais intensidade à atividade, apoie em um local mais elevado (Foto: César Lloreda)
-
-
Mantenha a coluna reta e as pernas abertas em formato de “tesoura” para te ajudar no equilíbrio do exercício e reforçar todo o abdômen. Faça 3 séries de 10 repetições de cada lado (Foto: César Lloreda)
-
-
EXERCÍCIO 6: Por último, mas não menos importante, temos o exercício que vai te ajudar a fortalecer duas regiões que se sobrecarregam com muita facilidade, são elas: ombros e lombar. E não para por aí, nesse exercício também vamos trabalhar os glúteos, isquiotibiais, abdômen e não se esquecendo do nosso foco, o equilíbrio (Foto: César Lloreda)
-
-
Fique atento, evite ao máximo girar o quadril para acompanhar o movimento da borracha, isso irá intensificar o trabalho abdominal. Faça 3 séries de 15 repetições (Foto: César Lloreda)
Muito bem, agora que já tem as melhores dicas pode começar o seu treino de equilíbrio o quanto antes! Esses exercícios vão te ajudar a evitar má postura e lesões. Lembre-se sempre que teremos um corpo por toda vida e quanto mais cedo cuidarmos dele, menos problemas de saúde teremos ao longo do tempo.
Se fizer os exercícios, conte para nós o que achou! Curta e compartilhe com seus amigos nas redes sociais 😉
Texto: Raúl Notario | Tradução e adaptação: Brenda Prestes