Os benefícios de uma rotina ativa para a saúde já são amplamente conhecidos, mas ainda assim muitas pessoas têm dificuldade em aderir a exercícios de forma constante. Quando o assunto é circulação sanguínea, a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita explica que existem modalidades que podem auxiliar no problema e melhorar significativamente o bem-estar.
Segundo a médica, o fortalecimento dos músculos da panturrilha é essencial. Essa região tem papel fundamental no retorno do sangue ao coração, já que funciona como uma “bomba” natural que impulsiona o fluxo sanguíneo para ser reoxigenado nos pulmões.
“É uma via de mão dupla: a prática de exercícios melhora a circulação e uma boa circulação melhora o rendimento esportivo. Quanto mais você se exercitar melhor será seu condicionamento vascular. Então, a sensação de peso e cansaço também será menor”, disse.
Caminhadas e atividades leves também ajudam
Não é preciso ser atleta para sentir os efeitos positivos. Aline lembra que até atividades de baixo impacto já promovem mudanças importantes.
“Por exemplo, a caminhada ajuda a melhorar a circulação nas pernas ao promover o crescimento de novos vasos sanguíneos e a contração da musculatura da panturrilha, com aumento da velocidade do fluxo do sangue nas veias e melhor retorno do sangue ao coração”, destacou a especialista.
Exercícios aquáticos e musculação
Natação e hidroginástica também entram na lista de recomendados.
“Todos os exercícios dentro da água, além de trabalharem a musculatura da perna, são excelentes atividades aeróbicas e contam com a pressão hidrostática da água, que funciona como uma drenagem linfática, ativando a circulação”, orientou.
Já a musculação traz ganhos além da queima de gordura e do fortalecimento muscular. Ela protege os ossos, melhora a postura, a resistência e tem impacto direto na circulação. Com exercícios mais intensos, o coração é estimulado, a pressão sanguínea se mantém equilibrada e o colesterol sob controle — fatores que reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
“Quem sofre com varizes deve enxergar a musculação como uma aliada ao tratamento, já que a hipertrofia da panturrilha é essencial para o controle da doença venosa, além de ser um ótimo modo de prevenir doenças como trombose e embolia pulmonar”, falou.
Outros cuidados importantes
Além dos exercícios, alguns hábitos simples também ajudam no alívio dos sintomas. O uso de meias de compressão é um exemplo.
“As meias de compressão estimulam a circulação da perna. Ótimas para quem pratica atividades físicas regularmente. Para quem tem problemas circulatórios como varizes, a meia também é uma grande aliada no quesito conforto durante a atividade. Além disso, também pode ser usada após atividade física extenuante, pois ajuda na recuperação”, aconselhou.
A médica reforça que cada caso deve ter avaliação de forma individual.
“Apenas o profissional especializado poderá realizar uma avaliação para diagnosticar o que está afetando sua circulação e indicar quais tipos de exercícios você pode realizar, além de, se necessário, recomendar tratamentos específicos para o seu caso”, concluiu a Dra. Aline Lamaita.