Fique livre do inchaço de final de ano com esses 7 tipos de alimentos

Pegou pesado nas ceias durante o final do ano, né? Separamos sete conselhos para você acabar com o inchaço ainda no começo de 2021

Fique livre do inchaço de final de ano com esses 7 tipos de alimentos
Foto: Getty Images

As festas de final de ano, foram boas? Muita comida na ceia, tanto de Natal como no ano novo, aliado a bebida e celebração, certo? Porém, janeiro chegou e, com o calor do verão brasileiro a retenção de líquido também veio. Mas, se você quer driblar o inchaço de fim de ano, existem alguns alimentos funcionais que podem ajudar.

Porém, vale sempre ressaltar, que não basta apenas ingerir os alimentos para prevenir ou eliminar o inchaço de fim de ano. Manter a hidratação correta é o passo principal para não ficar com inchaço. Além disso, reduzir o consumo de industrializados e a quantidade de sal e embutidos também ajuda.

Reunimos, portanto, sete dicas de alimentos que podem te ajudar a minimizar esses efeitos, com o auxílio da nutricionista Paula Castilho, especialista em nutrição clínica. Confira a seguir!

1. Potássio: alimentos ricos em potássio ajudam a eliminar o inchaço e regular o sódio no organismo. Entre eles temos a banana, batata, tomate, manga, entre outros.

2. Diuréticos: melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão são diuréticos naturais. O que significa? Bem, eles ativam os rins, eliminando líquidos do organismo e aumentando, dessa maneira, a diurese. Logo, combatem o inchaço.

3. Fibras: fibras estão presentes em grandes quantidades em alimentos como aveia, granola, ameixa seca e uva. Eles previnem a prisão de ventre e ajudam no funcionamento do intestino, o que também é importante para esse período onde consumimos mais comida que o normal.

4. Folhas verde-escuras: as saladas são aliadas da perda de peso até nesse caso. Em especial, as que contém folhas verde-escuras, pois elas ativam a circulação e ajudam a acelerar o metabolismo.

5. Alho: o alho possui propriedades que estimulam o sistema gástrico, contribuindo para aliviar gases e inchaços, além de diminuir a pressão arterial.

6. Salsa: a salsa é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados, atuando também como diurético. Algumas pessoas preferem consumi-la na forma de chá.

7. Cuidado com alguns vegetais: Nem todos são seus amigos quando falamos de inchaço. Repolho, couve, couve-flor e batata-doce por exemplo, fermentam e provocam gases, portanto podem ser evitados.

Também vale reforçar que refrigerantes e embutidos são ricos em sódio e são alguns dos causadores de inchaços: consuma-os com moderação.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você