A alimentação é o suporte de uma vida saudável, e, especialmente, para manter a flexibilidade e a mobilidade. Certos nutrientes são essenciais para a saúde dos músculos, articulações e ossos e na sequência veja a alimentação ideal para esse objetivo com o médico especialista em emagrecimento Dr. Gustavo de Lima.
O que comer para flexibilidade e mobilidade
Ômega-3
Presente em peixes como salmão e sardinha, sementes de linhaça e chia, esse nutriente tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a rigidez muscular, a dor articular e facilitam os movimentos.
Colágeno
Essencial para a saúde dos tecidos conectivos, o colágeno pode ser obtido através de alimentos como caldos de ossos, carnes magras e suplementos de colágeno hidrolisado. Ele ajuda a manter a elasticidade e a resistência dos ligamentos e tendões.
Vitamina C
Encontrada em frutas cítricas, morangos, pimentões e vegetais verdes. A vitamina C é fundamental para a síntese de colágeno e atua como antioxidante, protegendo as articulações e os músculos de danos.
Cálcio e Vitamina D
Esses nutrientes fortalecem os ossos e contribuem para uma base sólida para a prática de atividades que exigem flexibilidade. Leite, queijos, vegetais verdes e exposição ao sol são fontes naturais desses nutrientes.
Palavra final
“Flexibilidade e mobilidade são elementos fundamentais para a manutenção da saúde, da autonomia e da qualidade de vida. Seja aos 20, 40 ou 70 anos nunca é tarde para começar. Os benefícios se acumulam ao longo do tempo, garantem um futuro mais ativo, livre de dores e com maior autonomia”, concluiu o médico.